Publicidade

Últimas notícias

Petrobras (PETR3;PETR4): ações fecham em queda com falas de Prates ainda no radar

Investidores seguiram preocupados com os dividendos da companhia

Petrobras (PETR3;PETR4): ações fecham em queda com falas de Prates ainda no radar
Petrobras (PETR3;PETR4): Prates faz alerta sobre dividendos que pode afetar acionistas. FOTO: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) fecharam em queda nesta quinta-feira (29) na Bolsa brasileira. Os papéis ordinários (PETR3) terminaram o dia em desvalorização de 0,91%, a R$ 41,22, enquanto os preferenciais (PETR4) encerraram a sessão em baixa de 0,72%, a R$ 40,14.

Na quarta-feira (28), a empresa se posicionou sobre sua estratégia de distribuição de dividendos, após falas de Jean Paul Prates, presidente da estatal, movimentarem o mercado. Em comunicado, a petroleira informou que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de proventos ainda não declarados. No documento, a empresa também destacou que as deliberações da administração sobre o assunto serão tomadas com base na nova política de remuneração aos acionistas da companhia, aprovada pelo Conselho de Administração em julho de 2023.

“A Petrobras reforça, por fim, que busca, por meio dessa política, garantir a sua perenidade e sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos e conferir previsibilidade ao fluxo de pagamentos da remuneração aos acionistas”, destacou ainda a companhia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O esclarecimento precisou ser feito após uma entrevista de Prates à Bloomberg News. Na reportagem, ao ser questionado sobre uma eventual distribuição extraordinária de proventos pela petroleira, o executivo afirmou que a empresa deve ser mais cautelosa em relação ao pagamento de dividendos, à medida em que busca se tornar uma potência em energia renovável.

Inicialmente, a Petrobras planeja investir em projetos eólicos e solares em terra firme no Brasil, antes de aplicar recursos em iniciativas de energia eólica offshore, cuja fonte de eletricidade é obtida através da força do vento em alto-mar. Para analistas, no entanto, tais investimentos no segmento devem trazer retornos menores no curto prazo.

Nesta quinta-feira (29), a desvalorização dos contratos futuros de petróleo no exterior também pesou sobre os ativos da petroleira. A commodity encerrou em baixa, enquanto os operadores de mercado monitoraram o comportamento do dólar, que subiu, após dados de inflação vierem em linha com as expectativas em janeiro nos Estados Unidos.

Web Stories

Ver tudo
<
>