Tempo Real

Ibovespa hoje: índice recua após alcançar recorde histórico na véspera

Ações da Casas Bahia (BHIA3) lideram as perdas do índice no dia

Ibovespa hoje: índice recua após alcançar recorde histórico na véspera
Bolsa de Valores. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (15), após alcançar o maior valor nominal de sua história na véspera. Às 15h49, a principal referência da B3 recua 0,51%, aos 130.174,60 pontos, após oscilar entre máxima a 131.661,25 pontos e mínima a 130.097,05 pontos.

Na quinta-feira (14), o índice atingiu o pico histórico de 131.259,81 pontos, na máxima intradia, superando o antigo recorde, de 131.190 pontos, registrado em 7 de junho de 2021. Essa análise, no entanto, não leva em conta o ajuste da inflação. Considerando a série histórica corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a maior pontuação registrada foi em 20 de maio de 2008, atingindo 177.594 pontos, segundo dados de Einar Rivero, colunista do E-Investidor.

Em Wall Street, as Bolsas de Nova York operam mistas, após presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Nova York, John Williams, indicar que ainda é cedo para se pensar em relaxamento monetário nos Estados Unidos, em entrevista à CNBC. Nesta tarde, Nasdaq sobe 0,01%, enquanto Dow Jones e S&P 500 têm perdas de 0,20% e 0,31%, respectivamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o Ibovespa recua mesmo após a Fitch reafirmar há pouco o rating BB do País, mantendo a perspectiva estável. Em julho, a classificadora havia elevado a nota de crédito brasileira em um grau. Em comunicado, a agência elogiou o pragmatismo das políticas adotadas pelo governo Lula, mas ressaltou que há preocupações com a eficácia do arcabouço fiscal no próximo ano.

Entre os destaques negativos do dia, os papéis da Casas Bahia (BHIA3) lideram as perdas do índice, em primeira sessão após grupamento de ações. A operação, realizada na proporção de 25 para 1, foi uma estratégia para que a empresa se mantenha no Ibovespa, evitando a classificação de penny stock (ativo cotado a menos de R$ 1).

Do lado oposto, as ações da Raízen (RAIZ4) registram a maior alta do índice, seguidas pelos papéis da CSN (CSNA3), BB Seguridade (BBSE3) e Banco do Brasil (BBAS3).

Na quinta-feira (14), o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 1,06%, aos 130.842,09 pontos, repercutindo ainda as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.