O Ibovespa cai 0,23%, aos 119.101,34 pontos, às 13h desta terça-feira (8). O índice chegou a testar o suporte dos 117 mil pontos nas mínimas do dia, mas reduziu o ritmo de queda e tem encontrado algum equilíbrio nos 119 mil pontos.
O exterior influencia o índice após a China registrar uma queda de 14,5% nas exportações e queda de 12,4% nas importações, ambas em relação ao ano anterior. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda de 12,5% nas exportações e de 5% nas importações.
Conforme Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, informou ao Broadcast, o “efeito China” é o principal fator que impulsiona as ordens de venda na Bolsa brasileira na sessão, que também reflete uma semana carregada pela divulgação de balanços corporativos e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, a ser apresentado na próxima sexta-feira (11).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta terça, o mercado também reage à divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu a taxa de juros Selic em 0,50 ponto percentual, levando-a para 13,25% ao ano.
O destaque corporativo foi o pedido de suspensão da privatização da Copel (CPLE6). O conselheiro relator do Tribunal de Contas do Paraná, Maurício Requião de Mello e Silva, pediu a suspensão da oferta de ações, que terá preço de venda definido hoje e pode movimentar R$ 5 bilhões.
Ele argumenta que o processo de privatização está sendo marcado por “irregularidades” e a alienação do controle do Estado do Paraná na companhia foi feita sem licitação, que é obrigatório por lei.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.