Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice quase perde os 114 mil pontos com cautela no exterior

Ações de grande peso, como Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3), caem na sessão

Ibovespa hoje: índice quase perde os 114 mil pontos com cautela no exterior
Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (21). Às 14h25, a principal referência da B3 recuava 1,05%, aos 114.193,90 pontos, oscilando entre máxima a 115.424,65 pontos e mínima a 114.066,51 pontos.

Na sessão, a Bolsa brasileira é afetada por incertezas em relação à economia chinesa, após o Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) reduzir a taxa de juros de referência para empréstimos de 3,55% para 3,45%. O corte, no entanto, veio abaixo do esperado pelo mercado, que estimava uma diminuição de 15 pontos-base.

Em mais um dia de instabilidade no exterior, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) passaram a operar no terreno negativo, acompanhando a desvalorização da cotação do petróleo no mercado internacional. Na última hora, os papéis preferenciais da estatal aceleraram as perdas, em queda de 1,08%, enquanto os ordinários cedem 1,23%. Os ativos da 3R Petroleum (RRRP3) seguem o mesmo movimento e recuam 0,22%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações da Vale (VALE3), outra empresa de grande peso para a composição do Ibovespa, também passaram a cair no início da tarde. Mesmo com a valorização do minério de ferro, que fechou em alta de 0,91% na China, as preocupações com o mercado imobiliário chinês ainda seguem no radar, repercutindo o pedido de falência da incorporadora Evergrande nos Estados Unidos.

Outro destaque negativo no dia na B3 é o setor de construtoras, com Eztec (EZTC3) puxando as perdas do bloco no Ibovespa. Fora do índice, Tenda (TEND3) cede quase 3%, enquanto o mercado digere a notícia de que um dos bancos credores da empresa deu garantia de que vai comprar debêntures em caso de falta de demanda de investidores na emissão de títulos anunciada pela companhia.

Na sexta-feira (18), o Ibovespa fechou em alta de 0,37%, aos 115.408,52 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

 

Web Stories

Ver tudo
<
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
>