O Ibovespa virou a tendência de alta vista pela manhã, operando em queda de 0,13% aos 128.353,69 pontos às 11h20 desta quinta-feira (18). Os dados de emprego dos EUA e o embates políticos no Brasil impactam o índice.
O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caiu na semana passada para o nível mais baixo desde o final de 2022. As solicitações estaduais para 187 mil, enquanto a previsão era de 207 mil pedidos, de acordo com informações da Reuters.
O aumento no número de empregos nos Estados Unidos indica que a economia americana ainda está aquecida e corrobora o posicionamento do diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), Christopher Waller, que sinalizou que a entidade fará três cortes de 0,25 ponto percentuais (p.p) na taxa básica até dezembro, bem menos do que o mercado precifica atualmente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Waller ainda disse, na terça-feira, que a economia estava “indo bem”, o que, segundo ele, daria ao Fed “a flexibilidade para agir com cuidado e método” na política monetária.
Os investidores nacionais ainda voltam suas atenções se voltam para uma possível reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos.
Além disso, novas tensões sobre a meta fiscal também tomam as atenções dos investidores. O Tribunal de Contas da União (TCU), que endossou os alertas sobre a possibilidade do orçamento de 2024 conter receita “superestimada”.