O Ibovespa opera em queda de 0,21%, aos 113.816,81 pontos na abertura do pregão desta quinta-feira (19). O índice reage aos dados de inflação divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,64% na segunda prévia de outubro, após alta de 0,34% na mesma leitura do mês anterior.
Nos EUA, os rendimentos dos Treasuries ampliam os ganhos e os títulos de 10 e 30 anos renovando máximas desde 2007. A sensação ainda é de que o Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) manterá juros em níveis elevados por mais tempo. Os investidores ainda esperam discursos de dirigentes da autoridade monetária hoje.
As preocupações no exterior se estendem também para a China, na medida que o setor imobiliário do país segue em crise, movimento sinalizado após a Country Garden fracassar na sua segunda tentativa de pagamento de títulos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo vai para Americanas (AMER3) e Bradesco (BBDC4), após os advogados do banco concordarem em suspender por 180 dias o processo de produção antecipada de provas contra a varejista e seus acionistas Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, apurou o Estadão/Broadcast.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.