O ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Envato Elements)
O Ibovespa aprofunda o movimento de queda visto no início do pregão desta quarta-feira (17), cedendo 0,40% aos 128.780,15 às 11h25. Os investidores ficam à espera da divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) às 16h.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Além disso, uma quebra de expectativa dos investidores com o ciclo de arrefecimento de juros ao redor do globo impacta o desempenho dos ativos nacionais.
O diretor do Fed, Christopher Waller, sinalizou que o banco central estadunidense fará três cortes de 0,25 ponto percentuais (p.p) na taxa básica até dezembro, bem menos do que o mercado precifica atualmente.
Já a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que a entidade provavelmente cortará juros durante o verão da Europa, que começa em meados de junho.
Na esteira do comentário da presidente do BCE e de dados inflacionários na zona do euro de acordo com as expectativas do mercado, o Stoxx 600, principal índice acionário do continente, caía 1,44%.
No mercado doméstico, os investidores seguem acompanhando as discussões em torno da reoneração da folha de pagamentos, o que limita o apetite dos investidores por aqui.