O Ibovespa registra queda de 1,69%, alcançando a marca de 129.301,97 pontos, às 14h58 desta terça-feira (16). A principal referência da B3 perdeu a marca de 130 mil pontos e atingiu mínima a 129.176,10 pontos. O movimento desfavorável acompanha o desempenho das Bolsas norte-americanas, que também cedem na sessão.
Leia também
Nos Estados Unidos, investidores monitoram as falas de Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed). Em discurso, o dirigente da autoridade monetária destacou que espera três reduções de 25 pontos-base nos juros do país em 2024. No entanto, ele ressalvou que o calendário e o número real de cortes no ano dependerão dos dados econômicos a serem divulgados nos próximos meses.
Após as falas de Waller, as Bolsas de Nova York renovaram mínimas, pressionadas pelo avanço dos rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos). Enquanto Nasdaq cede 0,47%, Dow Jones e S&P 500 perdem 0,75% e 0,52%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Bolsa brasileira, todos os ativos do Ibovespa apresentam desempenho negativo, com destaque para Raízen (RAIZ4), Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4). Liderando as perdas do índice na sessão, as ações da empresa do setor de produção de açúcar e etanol recuam 6,25%, repercutindo a prévia operacional referente ao terceiro trimestre da safra 2023/2024. No período, as vendas de açúcar foram de 2,655 milhões toneladas, 6,8% menores na comparação anual.
Quanto às companhias aéreas, a pressão em relação às ações da Gol (GOLL4) persiste em meio às especulações sobre a possibilidade de um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Por outro lado, segundo afirmou a analista Julia Monteiro, da MyCap, ao Broadcast, a Azul (AZUL4) sofre devido à interpretação do mercado de que existem riscos de aumento nos preços do petróleo em meio às tensões no Mar Vermelho.
Na segunda-feira (15), o principal índice da B3 encerrou a sessão em alta de 0,41%, aos 131.520,91 pontos, em dia de feriado nos Estados Unidos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.