O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (14), com possibilidade de encerrar sua décima sessão de baixa consecutiva. Às 16h24, o principal índice da B3 recuava 1,18%, aos 116.671,62 pontos, após alcançar máxima a 118.081,90 pontos e mínima a 116.640,51 pontos.
Leia também
Entre os destaques negativos do pregão, estão as ações da Vale (VALE3), que possuem o maior peso para a composição do Ibovespa. Os papéis da mineradora reagem às preocupações com a economia chinesa, após uma incorporadora do país, a Country Garden, suspender a negociação de títulos onshore nesta semana, depois de ter registrado prejuízo bilionário no primeiro semestre.
Quem lidera as perdas do índice, no entanto, são as ações da Yduqs (YDUQ3), que operam em desvalorização acima de 13%, em sintonia com outros papéis do setor de educação, como Cogna (COGN3), que tomba mais de 6%. O movimento ocorre diante de incertezas sobre como o Ministério da Educação (MEC) irá cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs travas para a abertura de novos cursos de medicina no País. Fora do Ibovespa, os papéis da Anima (ANIM3), também do segmento educacional, despencam 19%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na ponta contrária, as ações da Alpargatas (ALPA4) lideram os ganhos do índice, contrariando outras varejistas que operam no negativo com o fluxo de saída de investidores estrangeiros da B3. “Empresas mais resilientes e que têm a receita mais atrelada ao dólar estão segurando melhor o sinal positivo”, afirmou a analista da MyCap, Júlia Monteiro, ao Broadcast.
Na sexta-feira (11), o Ibovespa fechou em queda de 0,24%, aos 118.065,14 pontos, e cravou a maior sequência de baixa em 25 anos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade