O Ibovespa, opera em queda nesta terça-feira (12), repercutindo a divulgação dos índices de inflação do Brasil (IPCA) e dos Estados Unidos (CPI). Às 13h31, a principal referência da Bolsa brasileira cai 0,37%, aos 126.441,89 pontos.
Leia também
A sessão marca a véspera das decisões de política monetária local e nos EUA, conhecido como “Super Quarta”. Além disso, a movimentação no Congresso hoje, com expectativa de avanço em matérias econômicas relevantes, também é motivo para a cautela.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro fechou em alta de 0,28%, ante uma elevação de 0,24% em outubro. O resultado ficou ligeiramente abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em Wall Street, o mercado digere o aumento da inflação em 0,1%, pouco acima da média das projeções, que apontavam para a estabilidade. Contudo, os índices operam em direção única positiva, com Dow Jones avançando 0,35%, Nasdaq 0,25% e S&P 500 sobe 0,14%.
Na B3, o forte recuo dos contratos de petróleo também puxam o índice para o negativo, penalizando as ações da Petrobras – empresa de grane peso para o Ibovespa – que operam em perdas de 1,61% (PETR3) e 1,28% (PETR4), respectivamente. Em destaque, os papéis do Vibra (VBBR3) lideram as perdas, recuando 3,13%.
Beneficiadas pelos resultados de inflação em linha com o esperado, as ações voltadas ao mercado doméstico são o destaque positivo da sessão. Na ponta positiva, os ativos da Soma (SOMA3) avançam 4,17%. Na avaliação de Carlos Soares, analista da Mirae Asset, ao Broadcast, a continuidade da curva de juros em queda e um cenário de melhora da atividade que começa a se configurar, visto que CPI e IPCA vieram praticamente em linha com o esperado.
*Com informações do Broadcast
Publicidade