Tempo Real

Ibovespa renova máxima histórica de quase um ano; entenda

Na última máxima histórica, em 28 de dezembro de 2023, o índice atingiu 134.391,67 pontos

Ibovespa renova máxima histórica de quase um ano; entenda
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje renovou sua máxima histórica intradia na tarde desta quinta-feira (15), superando recorde de quase um ano. Próximo das 15h13 (de Brasília), o Índice Bovespa avança 0,73%, aos 134.422,11 pontos. Na última máxima histórica nominal, em 28 de dezembro de 2023, ele atingiu 134.391,67 pontos.

Além de estar impulsionado pela temporada de resultados financeiros do segundo trimestre de 2024, há um sentimento global de apetite por risco na sessão, motivado pela combinação de sinais de solidez econômica nos Estados Unidos e expectativa de corte nos juros do país no mês que vem.

No exterior, o presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Pan Gongsheng, disse em entrevista a uma plataforma de comunicação do país que a China se afastará do foco em metas quantitativas e dará maior ênfase ao uso de ferramentas com base em preços, como taxas de juros. Por aqui, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, fez novos comentários sobre a posição do governo em relação à Petrobras, criticando quem defende a privatização da empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações de peso da carteira do índice também avançam, embalando o otimismo do mercado. A Vale (VALE3), empresa de maior composição da referência, sobe 0,46%. Já a Petrobras também apresenta ganhos: os papéis ordinários (PETR3) sobem 1,03%, enquanto os preferenciais (PETR4) crescem 1,72%.

Liderando a ponta positiva do Ibovespa com fôlego, as ações do IRB (IRBR3) disparam quase 30% com ajuda do balanço financeiro publicado ontem. O lado negativo é da Petz (PETZ3), que recua 8,38% após resultados fracos no segundo trimestre.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast