O Ibovespa passou a cair na tarde desta terça-feira (14), em nova sessão negativa no exterior, após dado de inflação nos EUA reiterar expectativas para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed).
Leia também
Às 14h33, o Ibovespa caía 0,42%, a 106.928 pontos. O volume financeiro era de 14,2 bilhões de reais.
Nos EUA, o Nasdaq caía quase 2% e o S&P 500 tinha queda de 1,2%, na esteira de divulgação de dado de preços ao produtor acima do esperado pelo mercado, um dia antes da decisão de política monetária do Fed. Notícias sobre a Ômicron também estavam no radar.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O mercado está cauteloso pois teremos reunião do Fed amanhã, podendo trazer diminuição dos estímulos monetários com maior intensidade”, disse Bruna Marcelino, estrategista-chefe da Necton Investimentos.
Empresas ligadas à commodities, como Vale e Petrobras devolveram ganhos da abertura e passaram a acompanhar desempenho negativo do minério de ferro e do petróleo, respectivamente.
No caso da Petrobras, anúncio de redução no preço da gasolina também movimentou os papéis da empresa.
A principal contribuição negativa para o Ibovespa era a Vale, enquanto na ponta oposta a JBS liderava pregão positivo para frigoríficos.
Publicidade
Grandes bancos também subiam, após a ata da decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reiterar a mensagem vista como ‘dura’ e revelar que chegou a avaliar alta maior que 1,5 ponto percentual na Selic.