O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (17). Às 14h27, o principal índice da B3 recua 0,48%, aos 105.764,14 pontos, oscilando entre máxima a 106.829,81 pontos e mínima a 105.622,91 pontos.
Leia também
O movimento ocorre após a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, descrito como “atípico” por Simone Tebet, por ter acompanhado a elaboração de uma nova âncora fiscal no País.
No dia, investidores também monitoram as discussões sobre o arcabouço fiscal, que deve ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana. Em entrevista à Globonews, o deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara, informou que o texto do projeto deve ser entregue pelo Executivo na terça-feira (18).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na sexta-feira (14), o Ibovespa fechou em alta de 0,40%, aos 106.279,37 pontos, acumulando uma valorização de 4,32% no mês.
O que é o Ibovespa?
O Índice Ibovespa é um dos principais termômetros da economia brasileira, ao lado das taxas Selic, dos indicadores inflacionários e do dólar. Por essa razão, é acompanhado de perto pelo mercado financeiro, investidores e imprensa especializada.
O Ibovespa reflete o desempenho do mercado de ações no Brasil e, por consequência, a saúde econômica do País, assim tendo um impacto direto na vida dos brasileiros. O crescimento do indicador pode significar um aumento da confiança na economia e um estímulo aos investimentos das empresas e à geração de empregos.