O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (23). Às 16h07, o principal índice da B3 recuava 0,15%, aos 110.046,65 pontos, oscilando entre máxima a 111.324,70 pontos e mínima a 109.713,06 pontos.
Leia também
A bolsa brasileira segue o mesmo caminho dos índices acionários norte-americanos, que caem após a falta de acordo nas negociações sobre o teto da dívida nos Estados Unidos. Na segunda-feira (22), o presidente Joe Biden se reuniu com o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, para tratar sobre a questão, mas não houve consenso entre os dois.
O mercado aguarda ainda os próximos passos do arcabouço fiscal, que deve ser votado no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana, após a urgência (tramitação acelerada) do projeto ser aprovada pelos parlamentares nos últimos dias.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na última sessão, de segunda-feira (22), o Ibovespa fechou em queda de 0,48%, aos 110.213,12 pontos, acumulando uma valorização de 0,44% no ano.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.