Últimas notícias

Ibovespa sobe aos 100 mil pontos, e espera por dados traz oscilação

O índice Bovespa subia 1,31%, na máxima aos 100.225,67 pontos.

Ibovespa sobe aos 100 mil pontos, e espera por dados traz oscilação
Ibovespa sobe após sequência de perdas 28/10/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Após alcançar o nível dos 100 mil pontos, o Ibovespa diminuiu o ritmo de alta. O ganho ainda é amparado principalmente pelo exterior. Aqui, merece destaque o ganho na faixa de 2% dos papéis ligados a matérias-primas, como Vale e Petrobras, na esteira das commodities. Após fechar em baixa de 0,11%, aos 98.924,82 pontos, às 10h57, o índice Bovespa subia 1,31%, na máxima aos 100.225,67 pontos.

O minério de ferro subiu 1,24% no porto chinês de Qingdao, em meio a estimativas de recuperação da atividade do país. Já o petróleo avança em meio ao dólar fraco no exterior.

Se a expectativa de alta do indicador da B3 para esta segunda for a dinâmica da semana, poderá voltar a fechar julho com elevação, após queda de 11,50% em junho deste ano. Além disso, seria o primeiro mês de julho do Ibovespa com ganhos depois de cair 3,94% naquele período de 2021. Um teste importante deve vir dos balanços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, isso não significa esperar um pregão sem instabilidade. A agenda relativamente esvaziada nesta segunda-feira e a espera por uma gama de divulgações de peso na semana, sobretudo decisão sobre juros nos Estados Unidos, IPCA-15 no Brasil e balanços aqui e lá fora relativos ao segundo trimestre, principalmente das tecs americanas, podem provocar sobe-e-desce no índice Bovespa.

“Muito provavelmente, o Fed banco central americano dará uma alta de 0,75 ponto porcentual. Desde o último aumento, o mercado passou a pressionar para mais do que isso, só que o Fed se posicionou contra. E alta de meio ponto seria insuficiente. O que mais vai tranquilizar o mercado é a indicação de um Fed flexível aos números de inflação que saírem”, avalia Felipe Reymond Simões, diretor da WIT Asset.

Na B3, o destaque é a temporada de resultados corporativos. Petrobras e Vale divulgam seus números na quinta-feira, após o fechamento do mercado. Antes da abertura, contudo, naquele dia, sairão os números do Santander abre seus números.

Para Felipe Paletta, sócio e analista da Monett, o interessante será ver como a inflação elevada teve impacto nos balanços no segundo trimestre. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 5,49% no ano até junho e de 11,89% em 12 meses. “Veremos como as empresas estão enfrentando este cenário. A expectativa é vermos resultados acima do esperado, o que pode trazer otimismo, e como ficarão as provisões”, diz.

Neste sentido, o mercado ainda ficará de olhos em dados de inflação aqui e nos Estados Unidos. Nesta semana, tem o IPCA-15 de julho, que tende a desacelerar na margem e na comparação em 12 meses, mas ainda ficar acima de 11%.

Publicidade

Depois que o Fed divulgar o resultado da sua reunião de política monetária, na quarta, seguida de entrevista do presidente da instituição, Jerome Powell, na sexta-feira sairá o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de junho do país.

Apesar da valorização do índice Bovespa e de estimar em seu cenário básico o indicador indo aos 115 mil pontos no fim do ano, Filipe Villegas, estrategista da Genial Investimentos, pondera que o cenário é desafiador.

Villegas, por exemplo, tem uma visão menos otimista em relação à China e consequentemente para o Ibovespa. Em seu pior cenário, vê o indicador da B3 indo para 95 mil pontos no fim do ano, basicamente motivado por um ambiente de juros subindo, crescimento menor do que o esperado na China e risco Brasil elevado.

“Dado este cenário bastante adverso, mais do que justifica o desempenho que o Ibovespa vem tendo, com falta de fluxo, e esse volume baixo pode continuar, com ausência tanto de investidor pessoa física quanto institucional. E olhando para o local, é um ano a ser conservador”, diz ao lembrar das eleições e das incertezas fiscais.