• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa tem maior sequência de baixas em 6 anos

Por Reuters

26/04/2022 | 18:15 Atualização: 27/04/2022 | 1:42

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O índice Ibovespa, principal indicador do mercado acionário brasileiro, caiu para o menor patamar desde janeiro nesta terça-feira, acumulando a maior sequência negativa desde 2016, diante de novo tombo em Wall Street com manutenção de temores sobre desaceleração econômica global, em meio à inflação elevada e avanço da Covid-19 na China.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A queda de bancos após reação negativa ao balanço do Santander Brasil, que abriu a temporada de resultados para o setor, pressionou adicionalmente o índice. PetroRio foi a principal contribuição positiva.

O Ibovespa caiu 2,23%, a 108.212,86 pontos, o menor nível de fechamento desde 24 de janeiro. A última vez que o índice havia acumulado sete quedas consecutivas foi entre 13 e 23 de maio de 2016. O volume financeiro da sessão foi de 27,7 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, a perspectiva de um banco central norte-americano mais agressivo na elevação da taxa de juros e o fato de governo chinês não estar conseguindo estimular a economia chinesa como esperado, aliado a uma recente imposição de medidas de restrição contra Covid-19 em partes do país, mantêm a “tendência de baixa” para o índice.

A China é peça-chave na demanda global por commodities, de modo que restrições à economia afetam os preços de matérias-primas globais e, por consequência, das empresas produtoras, que no Ibovespa têm peso relevante à exemplo da Vale e da Petrobras. No caso da política monetária norte-americana, a alta dos juros torna investimentos arriscados menos atrativos.

Komura, entretanto, pondera que o Ibovespa pode ter algum “respiro por alguns dias, porque, realmente, sete dias é bastante”, disse ele se referindo a uma potencial retomada do índice nas próximas sessões.

Analistas da Guide Investimentos disseram que a chance de repique no curto prazo é cada vez mais provável, ainda que uma melhora mais duradoura dependa de sinais claros de desaceleração da inflação. “O IFR (índice de força relativa) já está perto de 30, região considerada ‘sobrevendida’ (e onde a chance de um repique é elevada)”, escreveram eles em relatório.

Publicidade

Em Wall Street, os principais índices de ações afundaram entre 2,4% e 4%. O mercado operou também na expectativa pelos resultados de grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, como Alphabet e Microsoft.

DESTAQUES

– SANTANDER BRASIL UNIT caiu 4,6%, quinta baixa seguida e a maior desde setembro, após lucro líquido do primeiro trimestre vir em linha com as expectativas do mercado, mas com resultados operacionais negativos, segundo analistas. A leitura para os balanços de outros bancos é positiva na perspectiva da margem financeira líquida, mas mais desafiadora na dinâmica de originação e qualidade de crédito, escreveram analistas do Itaú BBA. BRADESCO PN recuou 4,3%, ITAÚ UNIBANCO PN perdeu 3,4% e BANCO DO BRASIL ON cedeu 2,3%.

– VALE ON reduziu 1,4%, sétima queda seguida, após os contratos futuros do minério de ferro em Dalian caírem 2,5%. Os futuros de níquel em Xangai retraíram 6,8%. CSN ON despencou 6,3% e liderou queda entre siderúrgicas. Um incêndio atingiu um galpão da empresa em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, mas não houve feridos ou impacto na produção, segundo a empresa.

Publicidade

– PETROBRAS PN caiu 0,2%, assim como ON, enquanto PETRORIO ON teve ganhos de 2,5% e 3R PETROLEUM ON avançou 2,2%, diante de alta de 2,6% do petróleo Brent, com o mercado contrapondo perspectiva de estímulos à economia chinesa e temores por um potencial lockdown em Pequim.

– CPFL ENERGIA ON apontou acréscimo de 1,8% e liderou, em ganhos percentuais, sessão positiva entre ações de energia elétrica, considerado por analistas um setor mais defensivo. EDP BRASIL ON cresceu 1,1% e EQUATORIAL ON expandiu 1%. ENERGISA UNIT aumentou 0,7%, após dados operacionais de março.

– LOCAWEB ON desabou 8,3%, TOTVS ON perdeu 6,5%, INTER UNIT registrou queda de 6,4% e NUBANK desabou 8,8% em Nova York, maior queda desde meados de março. O varejo também foi destaque de baixa: AMERICANAS ON desvalorizou-se 5,1%, MAGAZINE LUIZA ON cedeu 4,8% e VIA ON reduziu 4,7%.

– ULTRAPAR ON caiu 5,7%, em dia de apresentação da companhia a analistas e investidores. A empresa espera uma retomada nos resultados neste ano, apesar do cenário de inflação elevada e alta de juros, após medidas de reestruturação tomadas no ano passado, disseram os executivos.

Publicidade

– SLC AGRÍCOLA ON disparou 7,1%, após analistas do Bank of America elevarem a recomendação da produtora de grãos e oleaginosas a “compra”, de “neutra”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ibovespa
Cotações
21/11/2025 23h24 (delay 15min)
Câmbio
21/11/2025 23h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Se quebrar outro banco, fica difícil do FGC honrar com as garantias”, diz Marília Fontes sobre Master

  • 2

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 3

    Calculadora do 13º salário 2025: veja quanto você vai receber na 1ª e na 2ª parcela

  • 4

    Efeito dominó: quem são as empresas e fundos impactados pela liquidação do Master

  • 5

    Com novas regras, uso do FGTS em imóveis sobe para até R$ 2,25 milhões; entenda as mudanças e saiba como usar

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Imagem principal sobre o Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Logo E-Investidor
Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Imagem principal sobre o Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Logo E-Investidor
Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Imagem principal sobre o Como comprovar o trabalho rural?
Logo E-Investidor
Como comprovar o trabalho rural?
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Imagem principal sobre o 4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Logo E-Investidor
4 eletrodomésticos que pesam na fatura
Imagem principal sobre o NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Logo E-Investidor
NOVO HORÁRIO! Confira quando será o sorteio milionário da Lotofácil de hoje (19)
Últimas: Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed
Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed

Criptoativos ampliam perdas com pressão vendedora, temores regulatórios e alerta para menor liquidez antes do feriado nos EUA

21/11/2025 | 18h21 | Por Larissa Bernardes
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%
Tempo Real
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%

Com turbulência externa, Embraer (EMBJ3), Brava Energia (BRAV3), Vamos (VAMO3) e Minerva (BEEF3) engrossam a lista de quedas em um pregão de aversão ao risco

21/11/2025 | 18h13 | Por Igor Markevich
Sete Magníficas derretem e perdem, em três semanas, o valor de duas B3
Tempo Real
Sete Magníficas derretem e perdem, em três semanas, o valor de duas B3

A maior perda nominal do grupo foi a da Nvidia, que encolheu US$ 641 bilhões sozinha no período

21/11/2025 | 17h50 | Por Beatriz Rocha
Ouro reage após fala do Fed com aposta renovada em corte de juros nos EUA
Tempo Real
Ouro reage após fala do Fed com aposta renovada em corte de juros nos EUA

Metal precioso encerra a sessão em alta, sustentado por declarações de autoridades do Banco Central dos EUA que reacenderam expectativas de afrouxamento monetário em dezembro

21/11/2025 | 16h27 | Por Larissa Bernardes

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador