• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa tem maior sequência de baixas em 6 anos

Por Reuters

26/04/2022 | 18:15 Atualização: 27/04/2022 | 1:42

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O índice Ibovespa, principal indicador do mercado acionário brasileiro, caiu para o menor patamar desde janeiro nesta terça-feira, acumulando a maior sequência negativa desde 2016, diante de novo tombo em Wall Street com manutenção de temores sobre desaceleração econômica global, em meio à inflação elevada e avanço da Covid-19 na China.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A queda de bancos após reação negativa ao balanço do Santander Brasil, que abriu a temporada de resultados para o setor, pressionou adicionalmente o índice. PetroRio foi a principal contribuição positiva.

O Ibovespa caiu 2,23%, a 108.212,86 pontos, o menor nível de fechamento desde 24 de janeiro. A última vez que o índice havia acumulado sete quedas consecutivas foi entre 13 e 23 de maio de 2016. O volume financeiro da sessão foi de 27,7 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, a perspectiva de um banco central norte-americano mais agressivo na elevação da taxa de juros e o fato de governo chinês não estar conseguindo estimular a economia chinesa como esperado, aliado a uma recente imposição de medidas de restrição contra Covid-19 em partes do país, mantêm a “tendência de baixa” para o índice.

A China é peça-chave na demanda global por commodities, de modo que restrições à economia afetam os preços de matérias-primas globais e, por consequência, das empresas produtoras, que no Ibovespa têm peso relevante à exemplo da Vale e da Petrobras. No caso da política monetária norte-americana, a alta dos juros torna investimentos arriscados menos atrativos.

Komura, entretanto, pondera que o Ibovespa pode ter algum “respiro por alguns dias, porque, realmente, sete dias é bastante”, disse ele se referindo a uma potencial retomada do índice nas próximas sessões.

Analistas da Guide Investimentos disseram que a chance de repique no curto prazo é cada vez mais provável, ainda que uma melhora mais duradoura dependa de sinais claros de desaceleração da inflação. “O IFR (índice de força relativa) já está perto de 30, região considerada ‘sobrevendida’ (e onde a chance de um repique é elevada)”, escreveram eles em relatório.

Publicidade

Em Wall Street, os principais índices de ações afundaram entre 2,4% e 4%. O mercado operou também na expectativa pelos resultados de grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, como Alphabet e Microsoft.

DESTAQUES

– SANTANDER BRASIL UNIT caiu 4,6%, quinta baixa seguida e a maior desde setembro, após lucro líquido do primeiro trimestre vir em linha com as expectativas do mercado, mas com resultados operacionais negativos, segundo analistas. A leitura para os balanços de outros bancos é positiva na perspectiva da margem financeira líquida, mas mais desafiadora na dinâmica de originação e qualidade de crédito, escreveram analistas do Itaú BBA. BRADESCO PN recuou 4,3%, ITAÚ UNIBANCO PN perdeu 3,4% e BANCO DO BRASIL ON cedeu 2,3%.

– VALE ON reduziu 1,4%, sétima queda seguida, após os contratos futuros do minério de ferro em Dalian caírem 2,5%. Os futuros de níquel em Xangai retraíram 6,8%. CSN ON despencou 6,3% e liderou queda entre siderúrgicas. Um incêndio atingiu um galpão da empresa em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, mas não houve feridos ou impacto na produção, segundo a empresa.

Publicidade

– PETROBRAS PN caiu 0,2%, assim como ON, enquanto PETRORIO ON teve ganhos de 2,5% e 3R PETROLEUM ON avançou 2,2%, diante de alta de 2,6% do petróleo Brent, com o mercado contrapondo perspectiva de estímulos à economia chinesa e temores por um potencial lockdown em Pequim.

– CPFL ENERGIA ON apontou acréscimo de 1,8% e liderou, em ganhos percentuais, sessão positiva entre ações de energia elétrica, considerado por analistas um setor mais defensivo. EDP BRASIL ON cresceu 1,1% e EQUATORIAL ON expandiu 1%. ENERGISA UNIT aumentou 0,7%, após dados operacionais de março.

– LOCAWEB ON desabou 8,3%, TOTVS ON perdeu 6,5%, INTER UNIT registrou queda de 6,4% e NUBANK desabou 8,8% em Nova York, maior queda desde meados de março. O varejo também foi destaque de baixa: AMERICANAS ON desvalorizou-se 5,1%, MAGAZINE LUIZA ON cedeu 4,8% e VIA ON reduziu 4,7%.

– ULTRAPAR ON caiu 5,7%, em dia de apresentação da companhia a analistas e investidores. A empresa espera uma retomada nos resultados neste ano, apesar do cenário de inflação elevada e alta de juros, após medidas de reestruturação tomadas no ano passado, disseram os executivos.

Publicidade

– SLC AGRÍCOLA ON disparou 7,1%, após analistas do Bank of America elevarem a recomendação da produtora de grãos e oleaginosas a “compra”, de “neutra”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ibovespa
Cotações
06/01/2026 0h33 (delay 15min)
Câmbio
06/01/2026 0h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como ganhar R$ 5 mil por mês com o investimento que virou febre do mercado em 2025

  • 2

    Revenda de bolsas de luxo esfria e muda planos da Geração Z; entenda

  • 3

    Dividendos em 2026: 14 ações protegidas de juros altos, eleições e mais impostos

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta com otimismo em NY após operação de captura de Maduro

  • 5

    Prisão de Maduro deve derrubar o petróleo e mudar o jogo do setor, dizem XP, Itaú e Genial

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como funciona o calendário escalonado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como funciona o calendário escalonado
Imagem principal sobre o Confira os feriados da cidade de São Paulo no 2º semestre de 2026
Logo E-Investidor
Confira os feriados da cidade de São Paulo no 2º semestre de 2026
Imagem principal sobre o Saiba quando valores remanescentes do FGTS serão liberados na segunda etapa
Logo E-Investidor
Saiba quando valores remanescentes do FGTS serão liberados na segunda etapa
Imagem principal sobre o Calendário INSS: quem será contemplado pelos pagamentos de 2026?
Logo E-Investidor
Calendário INSS: quem será contemplado pelos pagamentos de 2026?
Imagem principal sobre o Calendário do 1º semestre de feriados em 2026 na cidade de São Paulo
Logo E-Investidor
Calendário do 1º semestre de feriados em 2026 na cidade de São Paulo
Imagem principal sobre o Espírito Santo libera calendário de pagamento do IPVA de 2026; veja aqui as datas
Logo E-Investidor
Espírito Santo libera calendário de pagamento do IPVA de 2026; veja aqui as datas
Imagem principal sobre o Onde consultar o NIS para receber o Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Onde consultar o NIS para receber o Bolsa Família?
Imagem principal sobre o Valores remanescentes do FGTS podem ser sacados em fevereiro de 2026; veja datas
Logo E-Investidor
Valores remanescentes do FGTS podem ser sacados em fevereiro de 2026; veja datas
Últimas: Tempo Real
Carteiras recomendadas rendem até 56% em 2025 e deixam Ibovespa para trás em ano de recordes
Tempo Real
Carteiras recomendadas rendem até 56% em 2025 e deixam Ibovespa para trás em ano de recordes

Ágora e Itaú são destaques do ano. Ranking do Grana Capital acirra disputa com ativos no melhor desempenho da Bolsa desde 2016

05/01/2026 | 19h43 | Por Igor Markevich
Crise geopolítica reacende busca por proteção e dispara preços do ouro e da prata
Tempo Real
Crise geopolítica reacende busca por proteção e dispara preços do ouro e da prata

Metais preciosos avançam com busca por proteção após operação dos EUA na Venezuela, apesar do rali em mercados acionários globais

05/01/2026 | 16h18 | Por Laís Almeida
XP avalia que captura de Maduro pode pressionar o Brent: qual das petroleiras na B3 é mais sensível à volatilidade?
Tempo Real
XP avalia que captura de Maduro pode pressionar o Brent: qual das petroleiras na B3 é mais sensível à volatilidade?

Corretora vê risco de queda do petróleo com aumento potencial da oferta da Venezuela

05/01/2026 | 15h37 | Por Cecília Mayrink
Títulos da Venezuela disparam após captura de Maduro e reacendem aposta em reestruturação da dívida
Tempo Real
Títulos da Venezuela disparam após captura de Maduro e reacendem aposta em reestruturação da dívida

Bônus soberanos e da PDVSA sobem até 20%, mas bancos alertam para processo longo e complexo, com ganhos limitados no curto prazo

05/01/2026 | 15h34 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador