A Receita Federal irá liberar a partir das 10h da próxima segunda-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Com a proximidade da data, muitos contribuintes já podem estar interessados em saber quando receberão o valor.
Leia também
Vale destacar que o órgão não informa previamente em qual lote a pessoa está, por esse motivo, sempre que as consultas forem disponibilizadas, o cidadão deve acessar o site da Receita e checar se já pode receber a restituição.
Para fazer isso, basta acessar esta página e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outra opção é entrar na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android. Quando o contribuinte ainda não estiver apto a receber o dinheiro, a seguinte mensagem aparecerá na tela: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”. Nesse caso, o recurso será liberado nos próximos lotes, que se estendem até setembro.
A Receita leva em conta alguns fatores para estabelecer quem terá acesso ao valor primeiro. Na frente da lista estão aqueles com prioridade legal e os que ganharam prioridade por usar a declaração pré-preenchida ou por optar pelo Pix na hora de receber a restituição.
Logo atrás estão os contribuintes que entregaram a declaração com antecedência e não tiveram nenhum problema. Quem caiu na malha fina, por exemplo, e precisou retificar a declaração, vai para o final da fila.
Quem vai receber a restituição no terceiro lote?
O terceiro lote, a ser disponibilizado no dia 31 de julho, pagará R$ 7,5 bilhões a 5.632.036 contribuintes. Vão ter acesso ao dinheiro:
- 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março
- 16.536 idosos acima de 80 anos
- 95.047 idosos entre 60 e 79 anos
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
- 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou escolherem receber a restituição via Pix
Vale destacar que este é o primeiro lote que beneficiará pessoas sem nenhuma prioridade. Quem faz parte desse grupo e enviou a declaração após 23 de março, no entanto, deve ficar de fora e aguardar os próximos lotes, a serem liberados em 31 de agosto e 29 de setembro.