A Receita Federal prorrogou até 31 de agosto o prazo para moradores de municípios afetados pelas enchentes, no Rio Grande do Sul (RS), entregarem a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024. A medida foi publicada em Portaria no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (6), e terá efeito sobre 336 cidades gaúchas em estado de calamidade pública.
Leia também
Não só a entrega da declaração do IR 2024 foi prorrogada pelo Fisco, mas todos os pagamentos de tributos federais estão suspensos até a data. Os detalhes e a lista com 336 municípios podem ser conferidos no documento publicado pela Receita aqui. A prática de atos processuais administrativos, de interesse dos moradores de áreas atingidas, fica suspensa até 31 de maio.
Micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEIs) de todas as localidades previstas na Portaria da Receita terão o pagamento de tributos adiados em 30 dias. Impostos referentes a fatos geradores do mês de abril (deveriam ser pagos até 20 de maio) tiveram o prazo estendido para 20 de junho. Aqueles que venceriam em 20 de junho foram prorrogados para 22 de julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com a Receita Federal, a prorrogação do prazo de pagamento dos tributos federais não implica direito à restituição ou compensação de quantias que já foram recolhidas, para esses contribuintes.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão