

A Receita Federal informou nesta terça-feira (2) que concluiu, de forma antecipada, o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda 2025 das declarações entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências.
Publicidade
A Receita Federal informou nesta terça-feira (2) que concluiu, de forma antecipada, o pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda 2025 das declarações entregues dentro do prazo e que não apresentaram inconsistências.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Dessa forma, embora inicialmente tenha sido estabelecida a liberação dos valores em cinco lotes, entre os meses de maio a setembro de 2025, a eficiência no processamento das declarações permitiu que os contribuintes recebessem o dinheiro até o quarto lote, pago em 29 de agosto.
Até o momento, a Receita distribuiu, no ano de 2025, um montante de R$ 36.690.346.875 em restituições de IR apuradas em um total de 22.679.085 declarações.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os contribuintes que ainda não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal na internet e clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do “Extrato do Processamento”. Se identificar alguma pendência, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Um novo grupo ganhou prioridade para receber a restituição neste ano. Quem usou simultaneamente a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix teve preferência agora. Veja como ficou a ordem:
Todos os lotes principais já foram pagos. Agora a Receita deve repassar os valores aos contribuintes que caíram na malha fina, por meio de lotes residuais.
Caso a conta informada pelo contribuinte tenha sido cancelada ou encerrada, o pagamento da restituição não será realizado. Nesse caso, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O cidadão poderá reagendar o crédito do dinheiro pelo Portal BB, acessando o site da instituição ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois, precisa aguardar nova tentativa de crédito.
Caso a pessoa não resgate o valor de sua restituição do Imposto de Renda 2025 no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Dentro dele, basta ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador