Últimas notícias

Índice europeu marca pior dia em mais de 1 ano e meio, com tensão na Ucrânia

Além da possibilidade de ataque russo à Ucrânia, Fed mais duro com a inflação pressiona ações para baixo

Índice europeu marca pior dia em mais de 1 ano e meio, com tensão na Ucrânia
Foto: Envato Elements

O principal índice de ações da Europa despencou quase 4% nesta segunda-feira pressionado por preocupações com a possibilidade de um ataque russo à Ucrânia e de um Federal Reserve mais duro com a inflação nesta semana.

O índice pan-europeu STOXX 600 caiu 3,8%, marcando seu pior desempenho diário desde junho de 2020.

Os Estados Unidos disseram no domingo que estão ordenando aos familiares de diplomatas que deixem a Ucrânia, em um dos sinais mais claros até agora de que as autoridades norte-americanas estão se preparando para uma ação agressiva da Rússia na região.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Tem sido um começo de semana brutal para as ações”, disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da plataforma de negociação online IG.

“Investidores devem ter passado o fim de semana lendo sobre o aumento de tropas na Ucrânia e as tensões entre a Rússia e o Ocidente, fornecendo mais uma razão para vender ações ou ficar de lado.”

As ações europeias de viagens e lazer e as de tecnologia, que são sensíveis aos juros, foram as mais atingidas, caindo mais de 5% cada. Ações de tecnologia fecharam no patamar mais baixo desde junho de 2021.

A amplamente aguardada reunião do Fed termina na quarta-feira. Embora as autoridades possam não elevar os juros até março, uma linguagem mais dura sobre a inflação já aparece.

“Por vários anos, os mercados se acostumaram a comprar na baixa, não importa qual seja o cenário fundamental. No entanto, eventos recentes parecem estar observando uma perda significativa de confiança nessa mentalidade”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets.

Publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 2,63%, a 7.297,15 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 3,80%, a 15.011,13 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 3,97%, a 6.787,79 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 4,02%, a 25.972,90 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 3,18%, a 8.417,80 pontos.

Publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,75%, a 5.429,40 pontos.