

O informe de rendimentos do INSS deve ser liberado até sexta-feira (21), segundo a previsão do órgão informada ao E-Investidor. O documento é importante para aposentados e pensionistas declararem o Imposto de Renda (IR) 2025.
Os beneficiários podem acessar o informe de rendimentos de forma online, no site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. O primeiro passo é realizar o login com a conta Gov.br, inserindo o CPF e a senha cadastrada. Dentro da plataforma, o usuário deve descer a tela e encontrar a aba “Outros Serviços”.
Ao chegar a essa etapa, será necessário clicar em “Ver Mais” e selecionar o ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”, selecionando o ano-calendário de 2024 (relativo à declaração do IR de 2025). Por fim, basta escolher o documento desejado e salvá-lo em PDF, se preferir.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O informe de rendimentos detalha os ganhos financeiros de um cidadão durante o ano fiscal. Não só o INSS, mas empresas, bancos e corretoras também precisam enviar esse documento aos contribuintes. Ele funciona como uma espécie de prova para a Receita Federal dos rendimentos obtidos, especificando se são tributáveis, tributados exclusivamente na fonte ou isentos.
As fontes pagadoras têm até o dia 28 de fevereiro (último dia útil do mês) para enviar aos contribuintes o informe com os rendimentos referentes a 2024. Os dados podem ser disponibilizados por e-mails, links para serem baixados na internet ou por aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo.
Como mostramos nesta matéria, a Receita Federal deve divulgar as regras e atualizações do Imposto de Renda 2025 na primeira quinzena de março. Até lá, os contribuintes podem reunir e organizar os documentos necessários para a declaração, como o informe de rendimentos do INSS e de outras instituições.