• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Investidor cauteloso e petróleo sobe à espera de diálogo Rússia-Ucrânia

Por Estadão Conteúdo

03/03/2022 | 9:26 Atualização: 03/03/2022 | 9:27

A quinta-feira traz a esperança de que a conversa entre Ucrânia e Rússia, esperada para ontem, possa ocorrer hoje. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, informou há pouco que o país está pronto para continuar as negociações para encerrar o conflito com a Ucrânia, mas que manterá as operações militares mesmo em meio às conversas.

Leia mais:
  • Bolsas da Europa revertem ganhos, reagindo a dados e balanços
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os mercados também olham o relatório de política monetária que será apresentado ao Senado americano pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, após seu discurso mais dovish ou suave ontem sinalizando altas menores de juros.

No Brasil, a agenda traz o IPC-S e a balança comercial de fevereiro. A cautela predomina nos mercados internacionais diante dos temores com a guerra na Ucrânia, com petróleo em alta firme, maioria das bolsas no vermelho e dólar mais forte ante algumas rivais e moedas emergentes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O rublo russo derrete ante o dólar e, há pouco, a alta da moeda americana era de mais de 14%. Já o euro reduziu perdas frente ao dólar após a publicação dos PMIs de serviços e composto da Alemanha, que subiram menos do que inicialmente estimado em fevereiro.

A escalada do petróleo eleva a preocupação dos bancos centrais com a inflação. Na Turquia, a inflação saltou 54,44% em fevereiro, o maior nível em 20 anos.

Na zona do euro, a inflação ao produtor (PPI) acelerou para 30,6% em janeiro, ficando muito acima da previsão de +26,9%. Mas ontem Powell acalmou os mercados ao dizer que vai propor elevação de juros de 25 pontos-base em março, contrariando o receio de investidores de um aperto mais duro.

Os mercados domésticos devem ser afetados pela postura mais defensiva dos mercados internacionais por causa das incertezas com a guerra na Ucrânia, que coloca o dólar mais forte ante moedas pares do real, como peso mexicano e lira turca, enquanto o sinal negativo dos futuros de Nova York pode pesar no Ibovespa, ainda que o petróleo em alta possa ajudar as ações da Petrobras e outras petrolíferas.

Publicidade

As atenções também estarão no leilão de LTN e NTN-F do Tesouro e no IPC-S de fevereiro, que deve desacelerar para 0,32%, segundo a mediana do Projeções Broadcast/Estadão, após alta de 0,49% em janeiro, mas não deve alterar a percepção de inflação resistente, de acordo com analistas.

Os sinais contraditórios do Brasil sobre a guerra na Ucrânia preocupam os diplomatas brasileiros, apesar de ontem o Brasil ter dito “sim”, junto a outros 140 países, à resolução da ONU condenando os ataques russos à Ucrânia. Cobrada a se posicionar sobre o pedido para investigar a presença do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do assessor Tércio Arnaud na comitiva presidencial à Rússia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) disse ontem que quer ouvir o Planalto antes de se manifestar.

AGENDA

BALANÇA, IPC-S E RELATÓRIO DE POWELL NO FOCO – Hoje serão divulgados a balança comercial de fevereiro (15h00) e do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de fechamento do mês (8h00). O Tesouro faz leilão de LTN e NTN-F (11h00). Lá fora, o foco é no relatório de política monetária que será apresentado ao Senado americano pelo presidente do Fed, Jerome Powell (12h00). Ainda nos EUA, os destaques são os pedidos de auxílio desemprego (10h30), o PMI de serviços pelo ISM (11h45), as encomendas à indústria (12h00), além de discursos dos dirigentes do Fed Thomas Barkin, de Richmond (14h00) e John Williams, de NY (20h00)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • mercado
Cotações
04/07/2025 19h39 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 19h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Últimas: Tempo Real
Juros avançam após decisão sobre IOF; feriado nos EUA manteve mercados fechados
Tempo Real
Juros avançam após decisão sobre IOF; feriado nos EUA manteve mercados fechados

Sem a referência das taxas norte-americanas, sessão teve liquidez reduzida, além da agenda doméstica vazia

04/07/2025 | 18h41 | Por Arícia Martins
BB-BI eleva preço-alvo das ações da Rede D’Or (RDOR3); saiba os motivos
Tempo Real
BB-BI eleva preço-alvo das ações da Rede D’Or (RDOR3); saiba os motivos

Segundo analista, a empresa tem mantido uma trajetória consistente de evolução operacional nos últimos trimestres

04/07/2025 | 17h29 | Por Vinícius Novais
Moedas globais: dólar volta a cair pressionada por cautela sobre tarifas de Trump
Tempo Real
Moedas globais: dólar volta a cair pressionada por cautela sobre tarifas de Trump

Sessão foi de liquidez reduzida devido ao feriado dos Estados Unidos, que manteve os mercados locais fechados

04/07/2025 | 17h26 | Por Patricia Lara
Banco do Brasil (BBAS3) supera R$ 4,5 bi em contratações do novo consignado privado
Tempo Real
Banco do Brasil (BBAS3) supera R$ 4,5 bi em contratações do novo consignado privado

Segundo a instituição, foram realizadas cerca de 450 mil operações desde o lançamento do programa

04/07/2025 | 17h16 | Por Cícero Cotrim
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador