Ações foram investimentos mais buscados na internet em agosto. Foto: Adobe Stock
O Ibovespa fechou agosto com alta acumulada de 6,28%, e o otimismo não ficou restrito aos números. As ações foram os investimentos mais buscados na internet no último mês, na frente dos fundos multimercado, segundo levantamento da plataforma Yubb divulgado nesta semana.
Em setembro, o principal índice da B3 tem estendido o desempenho positivo visto em agosto e renovado recordes históricos. Nesta quinta-feira (11), fechou o pregão em alta de 0,56% aos 143.150,03 pontos, após ter atingido a inédita marca intradiária de 144.012,50 pontos.
O indicador se beneficia das expectativas por corte de juros nos Estados Unidos. Um relaxamento monetário por lá impulsiona a entrada de dinheiro estrangeiro no Brasil, o que favorece a Bolsa local.
O mercado já tem antecipado ganhos à frente. Nesta entrevista ao E-Investidor, Felipe Miranda, CEO e estrategista-chefe da Empiricus, afirmou que calcula alta de 40% para o Ibovespa até o final de 2026 em um cenário de “razoabilidade”, sem extremos em relação à condução fiscal.
Já em uma conjuntura de alternância política, com a eleição de um candidato pró-mercado – hoje na figura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) – e reformas fiscalistas, a perspectiva é mais do que triplicar o capital.
Fundos multimercado também se destacam
Na segunda posição do ranking de ativos mais buscados, estiveram os fundos multimercado. Como o próprio nome sugere, eles são fundos que investem em diversos mercados sem a concentração de investimento em um único segmento ou setor. Dessa forma, representam uma alternativa para quem busca diversificar a carteira, pois reúnem em um só produto vários tipos de ativos.
Completando o pódio da lista, os fundos de ações ocuparam o terceiro lugar, seguidos por representantes de renda fixa: títulos públicos negociados no Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs).
As menos conhecidas Letras de Câmbio (LCs) figuraram no sétimo lugar, junto com os Recibos de Depósito Bancário (RDBs). As LCs são títulos de renda fixa emitidos por sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFIs). Já os RDBs são semelhantes aos CDBs, com a diferença de que são intransferíveis e inegociáveis – ou seja, não podem ser negociados no mercado secundário.
Publicidade
No final da lista de investimentos mais buscados em agosto, estiveram os fundos imobiliários, no oitavo lugar, e os ETFs (fundos de índice), na nona posição. Os últimos colocados foram os fundos cambiais – fundos que têm, no mínimo, 80% da sua carteira em títulos de moeda estrangeira.