

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025 de Curitiba começaram a ser distribuídos na segunda-feira (17). O envio pelos Correios inclui boletos para pagamento à vista, com 10% de desconto, e para a primeira parcela. As demais guias podem ser geradas pelo contribuinte via internet ou pelo aplicativo “Curitiba App”.
O vencimento para pagamento em cota única ocorre no dia 20 de março. O pagamento parcelado pode ser feito em até 10 vezes, sem juros, com vencimento sempre no dia 20 de cada mês. Confira abaixo mais informações sobre como pagar o IPTU 2025 em Curitiba.
Como pagar o IPTU de Curitiba parcelado?
Para pagar o IPTU 2025 de forma parcelada, o contribuinte deve informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ. A partir dessas informações, será possível gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).
O documento pode ser salvo em formato PDF, impresso ou ter seu código de barras copiado. O pagamento pode ser realizado nos bancos conveniados, em caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Também há opções de pagamento por PIX, cartão de débito ou crédito, além da possibilidade de colocar o débito em pagamento automático.
Qual a melhor forma de pagar o imposto?
A melhor forma de pagamento é aquela que o contribuinte consegue realizar sem atrasos, para evitar juros, multas ou até mesmo a inscrição do débito em dívida ativa. Quem possui o valor total disponível pode realizar o pagamento à vista com 10% de desconto no IPTU. Caso não consiga quitar à vista, o parcelamento do IPTU 2025 em até 10 vezes sem juros pode ser uma boa opção para diluir os custos.
Quais os prazos para pagamento do IPTU 2025?
O vencimento para pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU 2025 ocorre em 20 de março. As demais parcelas têm vencimento no dia 20 de cada mês, de março a dezembro de 2025.
Se eu não recebi o boleto em casa, como devo proceder?
Caso não tenha recebido o carnê, o contribuinte deve emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do site da Prefeitura de Curitiba, do site da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, ou pelo aplicativo “Curitiba App”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Pelo aplicativo ou pelo site é possível gerar o documento de arrecadação de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, o contribuinte precisa informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ cadastrado. As opções disponíveis são “Gerar carnê completo” ou “Emitir parcela atualizada”.
Como e onde posso pagar o imposto?
O contribuinte com dúvidas sobre como pagar o IPTU de Curitiba precisa saber que pagamento pode ser realizado nos seguintes bancos conveniados: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos. O DAM pode ser pago nos caixas eletrônicos, pelo internet banking, ou por meio de PIX, cartão de débito ou crédito. Também é possível optar pelo débito automático.
Quem tem direito à isenção do IPTU em Curitiba?
Imóveis que possuem direito a isenção do IPTU de Curitiba, redução ou imunidade podem ser consultados no site oficial da prefeitura da capital paranaense. A lista completa está disponível por meio desse link.
O que acontece se eu não pagar o IPTU?
O débito não pago dentro do prazo será inscrito em dívida ativa, podendo ser alvo de cobrança judicial. Em última instância, o imóvel pode ir a leilão para garantir o pagamento do IPTU 2025 de Curitiba. Por isso, é importante manter os pagamentos em dia para evitar prejuízos e complicações legais.