Os donos de veículos já podem conferir o valor do IPVA 2025 em São Paulo. A consulta ao valor do imposto pode ser feita pela internet.
Leia também
O primeiro passo é acessar a página do IPVA, no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), clicando aqui. Depois, o proprietário do carro deve informar o número do Renavam e a placa do automóvel. A última etapa é clicar em “Consultar”.
A Sefaz-SP também disponibiliza o valor venal do veículo para 2025. Basta acessar o Sistema de Veículos (Sivei), por meio deste link, e informar a placa do carro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em janeiro, é possível antecipar o pagamento do IPVA em cota única, com desconto de 3%. Esse é também o período para quem decidir pagar o tributo parcelado, devendo recolher a primeira parcela.
Calendário de pagamento do IPVA 2025 em SP
Os donos de automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares podem antecipar o pagamento do imposto em janeiro, em cota única, com desconto de 3%. Também é possível pagar o valor total em fevereiro, sem desconto. A última opção consiste em parcelar o tributo em até cinco vezes (janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.
Os caminhões e caminhões-tratores têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%. Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro, respectivamente.
Como pagar o IPVA 2025 em SP?
Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam.
Publicidade
O Pix é a forma preferencial de pagamento, por oferecer maior rapidez à transação. O recolhimento é feito por meio de QR Code, gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP.
As tradicionais formas de pagamento também estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária. Outra opção é realizar o pagamento do IPVA em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.