Publicidade

Últimas notícias

Itaú BBA analisa boas ações para o início do ano; veja as empresas citadas

Levantamento foi feito com dados desde 2017 e teve a intenção de verificar se há padrões de comportamento na Bolsa

Itaú BBA analisa boas ações para o início do ano; veja as empresas citadas
Itaú FOTO:WERTHER SANTANA/ESTADÃO

O Itaú BBA avalia que janeiro geralmente é um bom mês para as ações e destacou quatro papéis que fazem parte de seu portfólio: Direcional (DIRR3), Prio (PRIO3), Banco do Brasil (BBAS3) e Suzano (SUZB3), depois de estudar quais historicamente tiveram um bom desempenho em janeiro, no primeiro trimestre, e que tem bons fundamentos.

O levantamento foi feito com dados desde 2017 e teve a intenção de verificar se há padrões de comportamento na Bolsa. Assim, mencionando que a sazonalidade histórica recente tem sido positiva para as ações brasileiras no início dos anos, o BBA estima que os mercados acionários brasileiros devem ter um crescimento positivo dos lucros em breve, com maior alívio da política monetária e atenção às discussões fiscais iniciadas em 2022.

“O Brasil apresenta tendências semelhantes ao S&P 500, com um janeiro ainda mais forte e também um bom dezembro”, escrevem os analistas Daniel Gewehr, Matheus Marques, e Victor Cunha, em relatório enviado a clientes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em relação a setores, os de grande capitalização e beta mais elevado performaram acima da média, com destaque para Financeiro e Petróleo e Gás. Além disso, Papel e Celulose e Siderurgia e Mineração historicamente tiveram desempenhos positivos em janeiro, entregando um dos melhores desempenhos do primeiro trimestre.

Já Agronegócio, Alimentos e Bebidas e Bens de Capital apresentaram um desempenho inferior em janeiro, apesar de terem registrado uma ligeira melhora no restante do primeiro trimestre. Saúde e Educação, por sua vez, tiveram desempenho positivo em janeiro, mas encerraram o primeiro trimestre no negativo.

Apenas três ações, Direcional, Prio e Yduqs, tiveram um desempenho positivo em todos os meses de janeiro nos últimos 7 anos. Contudo, o BBA destaca que as ações com melhor desempenho em geral para o mês de janeiro foram Magazine Luiza (MGLU3), SLC Agrícola (SLCE3), Direcional, Banrisul (BRSR6) e Usiminas (USIM5); para o primeiro trimestre como um todo, foram Prio, Enauta (ENAT3), Banco Pan (BPAN4), SLC Agrícola e Suzano.

“Mantemos Prio, Banco do Brasil e Suzano entre nossas 10 principais opções de investimento, juntamente com Direcional, B3 (B3SA3),  BTG Pactual (BPAC11) e Totvs (TOTS3), em nosso portfólio recomendado”, afirmam os analistas.

Web Stories

Ver tudo
<
>