O Itaú Unibanco mantém sua expectativa de Selic estacionada em 13,75% ao ano “durante a maior parte de 2023”, após o Comitê de Política Monetária (Copom) manter a taxa no nível atual nesta quarta-feira (07).
Leia também
“A questão nessa reunião não era sobre possíveis movimentos da taxa de juros e sim sobre como o comitê responderia ao recente aumento de riscos fiscais”, escreve em nota o economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita.
O Itaú diz esperar a ata do Copom para ter mais informações sobre as questões fiscais. “Aguardaremos a ata da próxima terça-feira e mais definições sobre o abono (waiver) fiscal em discussão no Congresso para reavaliar nosso cenário básico, em que os juros começam a cair a partir de agosto”, cita o relatório.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para a instituição, a resposta do Copom ao fiscal veio conforme o esperado, “com o Comitê mantendo a avaliação de um balanço simétrico de riscos (o que sugere que não estão tentados a mudar a postura de política monetária no curto prazo)”.
O Itaú acrescenta ainda que o Banco Central, no comunicado, destacou que a incerteza atual exige uma avaliação serena dos passos futuros da política fiscal – com ênfase nos preços dos ativos (ou seja, no câmbio) e nas expectativas de inflação.