O banco Itaú (ITUB4) é a empresa do Brasil mais bem colocada em ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo, elaborado pela consultoria internacional Brand Finance, especializada em avaliação de marcas. Liderado pelas gigantes de tecnologia, Apple (AAPL34), Microsoft (MSFT34), Google (GOGL34) e Amazon (AMZO34), o ranking coloca o banco brasileiro na posição 263. A marca do Itaú é avaliada em US$ 8,4 bilhões.
Leia também
Considerando a América Latina, a marca mais valiosa é a cervejaria mexicana Corona, na 207ª posição. Outra cervejaria do México, a Modelo, também aparece no levantamento, em 455º lugar. Da região, são cinco marcas, que somadas valem US$ 34,4 bilhões, 9% a mais do que as marcas presentes em 2023.
Do Brasil, só os bancos ganharam destaque no ranking mundial. Além do Itaú, o Banco do Brasil (BBAS3) (431º) e Bradesco (BBDC4) (477º) também apareceram no levantamento, com valor de marca de US$ 5,5 bilhões e US$ 5 bilhões, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Itaú segue como a maior marca brasileira, mas caiu 21 posições no ranking em relação a 2023, quando ficou em 242. No final do ano passado, o banco fez sua maior mudança de marca em 50 anos, assumindo a cor laranja em seu principal logotipo. A mudança gerou debates nas redes sociais, com internautas comparando Itaú ao banco Inter.
“Novamente os bancos lideram as marcas brasileiras mais valiosas em nível global”, afirma o diretor da Brand Finance no Brasil, Eduardo Chaves. Com alto volume de receitas, percebidos como inovadores e com boa comunicação, o potencial de crescimento do setor bancário ainda é alto, observa o executivo.
Metodologia
Para calcular o valor de uma marca, a Brand Finance usa uma metodologia que determina o montante que uma empresa estaria disposta a pagar pelo direito de usar sua marca, como se a companhia não fosse detentora dela. Para isso, procura estimar a receita futura atribuível à marca e calcular uma taxa de royalty pelo uso da marca. Em um dos sete passos para mensurar este valor, a consultoria estima a força da marca, em uma escala de 0 a 100, levando em conta atributos como desempenho financeiro da empresa, sustentabilidade e conexão emocional com as pessoas.
A Apple é a marca mais valiosa do mundo, com um valor de US$ 516,6 bilhões, seguida pela Microsoft (US$ 340,4 bilhões) e pelo Google (US$ 333,4 bilhões). Ao todo, a Brand Finance testa 5 mil marcas no planeta para chegar ao ranking final das 500.
A marca que mais avançou em valor foi a Nvidia (NVDC34), fabricante de chips, estimulada pelo crescente interesse na inteligência artificial, com salto de 163% no valor da marca, para US$ 44,5 bilhões.
Publicidade