Últimas notícias

Itaú Unibanco: PIB do Brasil em 2021 deve crescer 4% com carrego estatístico de 3,5% de 2020

  • Para atingir o avanço esperado para o ano que vem, de acordo com o Departamento Econômico do banco, não será preciso grande esforço, dado que o carrego estatístico deste para o próximo ano será de 3,5%.

(Estadão Conteúdo) – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve recuar 4,1% neste ano, mas deve crescer 4% em 2021, previram há pouco os economistas do Itaú Unibanco. Para atingir o avanço esperado para o ano que vem, de acordo com o Departamento Econômico do banco, não será preciso grande esforço, dado que o carrego estatístico deste para o próximo ano será de 3,5%.

Isso significa dizer que se nada acontecesse no ano que vem, ainda assim o PIB cresceria 3,5%. Na conta deste carrego estatístico está contemplado um avanço de 2,2% do PIB no quarto trimestre. Para os economistas do Itaú Unibanco, três são os motores que levarão ao crescimento do PIB em 2021. O primeiro é a retomada do mercado de trabalho, que deve recuperar o fluxo normal da renda, além da diminuição da taxa de poupança e do juro baixo, que deverá manter a propensão à tomada de crédito.

Desde setembro, observaram os economistas do Itaú Unibanco, o isolamento social vem diminuindo, apesar de agora estar começando a subir de novo. Mas neste período houve uma recuperação heterogênea da economia. Neste cenário, o banco revisou sua projeção de PIB para este ano de queda de 4,5% para 4,1%. “O terceiro trimestre confirmou a recuperação significativa da economia e foi na direção do que projetamos”, disseram os economista do Itaú Unibanco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão do banco, a recuperação da economia global vai contribuir para o crescimento de 2021. Neste contexto, o crescimento da China é o principal, porque levará ao aumento dos preços das commodities. Internamente, os economistas do Itaú dizem não acreditar que as pessoas sairão gastando no ano que vem toda a poupança reunida em 2020.

A taxa de poupança que neste ano atingiu 17%, deverá voltar para o padrão histórico de 11,5%, mas o grosso do gasto será pela volta do fluxo normal de renda, na esteira da recuperação do emprego.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos