(Aline Bronzati e Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) — O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que o compromisso com a estabilidade de preços nos EUA é “incondicional”. Apesar de destacar que a disparada na inflação reflete um cenário de demanda elevada e oferta restrita, disse, durante seu rápido discurso no Simpósio de Jackson Hole, que nada atenua a responsabilidade da autoridade de alcançar a estabilidade de preços.
“Há claramente um trabalho a ser feito na moderação da demanda para um melhor alinhamento com a oferta. Estamos empenhados em fazer esse trabalho”, disse Powell, durante o evento, que reúne a nata dos banqueiros centrais, em Jackson Hole.
Segundo ele, quanto mais tempo a atual crise de inflação alta continuar nos Estados Unidos, maior a chance de que as expectativas de inflação mais alta se consolidem no país. “A história mostra que os custos no emprego para reduzir a inflação provavelmente aumentarão com atraso, à medida que a inflação alta se tornar mais enraizada nos salários e preços”, destacou o presidente do Fed.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Powell também enfatizou as medidas da autoridade monetária para conter a demanda na maior economia do mundo. “Estamos tomando medidas fortes e rápidas para moderar a demanda para que ela se alinhe melhor com a oferta e para manter as expectativas de inflação ancoradas”, afirmou. “Continuaremos assim até termos certeza de que o trabalho está feito”, concluiu, durante fala no simpósio de banqueiros centrais.