Por André Marinho – Os bancos devem se beneficiar do gradual aumento dos juros na zona do euro, mas podem ser afetados por desdobramentos macroeconômicos negativos, afirmou o presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), Andrea Enria, em audiência no Parlamento Europeu nesta quinta-feira.
Leia também
O dirigente explicou que, no primeiro trimestre, o avanço dos rendimentos e o crescimento no volume de empréstimos apoiaram níveis positivos de margem financeira. Segundo ele, a receita líquida com tarifas e comissões também foi sólida. “Como resultado, a maioria dos bancos tem apresentado lucros e mesmo os poucos bancos que têm grandes exposições diretas à Rússia evitaram perdas”, explica.
No entanto, a guerra na Ucrânia ampliou a volatilidade nos mercados e levantou a possibilidade de uma recessão econômica na região, de acordo com Enria. O supervisor explica que o quadro levou a revisões em alta das perspectivas de perdas com empréstimos. “Além disso, as implicações para a qualidade dos ativos de uma saída desordenada das baixas taxas de juros compensariam os benefícios do aumento das taxas”, ressalta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos