• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Juros fecham em queda, com relatório e títulos de dívida dos EUA em foco

No noticiário brasileiro, a produção industrial abaixo do esperado tirou pressão principalmente do vértice curto

Por Caroline Aragaki e Gustavo Nicoletta

04/09/2024 | 18:15 Atualização: 04/09/2024 | 18:15

Juros (Foto: Adobe Stock)
Juros (Foto: Adobe Stock)

Em queda desde cedo e em toda a extensão da curva, as taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) acompanharam nesta quarta-feira (4) principalmente o alívio nos juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) após relatório de emprego Jolts abaixo da expectativa nos Estados Unidos.

Leia mais:
  • Ibovespa hoje sobe acima de 136 mil pontos com mercado de trabalho e juros dos EUA no radar
  • Moedas globais: dólar cai com dado de emprego fraco nos EUA em destaque
  • Bolsas de NY fecham mistas, com relatório de emprego nos EUA no radar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já no noticiário brasileiro, a produção industrial abaixo do esperado tira pressão principalmente do vértice curto, que ontem havia se estressado com PIB acima do esperado; e as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicando que o governo respeitará o arcabouço fiscal aliviaram ainda mais as taxas longas.

O relatório Jolts mostrou que a abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos caiu para 7,673 em julho, abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet de abertura de 8,1 milhões de vagas em julho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Naturalmente, com mercado de trabalho mais fraco nos Estados Unidos, temos perspectiva de chance de cortes nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Então os juros dos Treasuries caem, e nossa curva segue por ter correlação, principalmente nas taxas mais longas. Isso porque a magnitude de cortes pelo Fed é uma referência para demais bancos centrais”, afirma Filipe Arend, head de renda fixa da Faz Capital.

De fato, o monitoramento do CME Group mostrou nesta quarta-feira que a chance de o Fed cortar juros em 50 pontos-base neste mês se aproximou da probabilidade de haver um redução mais tímida, de 25 pontos-base. Pela tarde, as taxas de DIs renovaram mínimas por toda a curva, acompanhando o movimento dos Treasuries.

Ainda que o indicador mais relevante, o payroll, venha apenas na sexta-feira, o Jolts “é um bom termômetro e sinaliza que a economia dos EUA está desacelerando”, avalia Marcelo Bolzan, estrategista de investimentos e sócio na The Hill Capital. “À medida que ganha peso maior a queda de juros de 0,50 ponto por lá, tira pressão dos nossos juros.”

No Brasil, o destaque da agenda ficou para a produção industrial, que recuou 1,4% em julho ante junho, pior do que a mediana de -0,9% do Projeções Broadcast. Dessa maneira, “acaba tirando o peso da necessidade de alta dos juros”, segundo Marcela Kawauti, economista-chefe da gestora Lifetime.

Publicidade

Em relação ao fiscal, pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu que a determinação do presidente Lula é de que o governo persiga as metas de resultado primário e respeite o novo arcabouço, aprovado em 2023. Segundo Bolzan, o mercado viu as declarações com bons olhos.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2026 caiu a 11,770%, ante 11,912% do ajuste anterior. A taxa do DI para janeiro de 2027 recuou a 11,785% de 11,942% do ajuste, e a de janeiro de 2029 cedeu 11,965%, ante 12,107% de ontem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Fernando Haddad
  • Juros
  • Treasuries
Cotações
02/02/2026 21h05 (delay 15min)
Câmbio
02/02/2026 21h05 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ele comprou uma empresa quase falida de Warren Buffett por US$ 1 mil e a transformou em uma gigante de US$ 98 bi

  • 2

    A revolta dos bilionários da Califórnia contra um imposto anual de 1%

  • 3

    Ibovespa hoje abre mês em alta apesar da cautela internacional com paralisação dos EUA; ouro e Focus ficam no radar

  • 4

    O investidor invisível: como o capital estrangeiro está moldando a indústria de FIIs

  • 5

    Volta às aulas mais cara: como ensinar educação financeira às crianças e proteger o bolso da família

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: veja como contestar e recuperar os valores cobrados
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: veja como contestar e recuperar os valores cobrados
Imagem principal sobre o Veja se você pode antecipar o saque-aniversário do FGTS mesmo com dívidas na Caixa
Logo E-Investidor
Veja se você pode antecipar o saque-aniversário do FGTS mesmo com dívidas na Caixa
Imagem principal sobre o FGTS: é possível antecipar o saque-aniversário com dívidas na Caixa?
Logo E-Investidor
FGTS: é possível antecipar o saque-aniversário com dívidas na Caixa?
Imagem principal sobre o 4 dicas para planejar a própria aposentadoria para os 50 anos
Logo E-Investidor
4 dicas para planejar a própria aposentadoria para os 50 anos
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS: passo a passo para contratar o empréstimo de antecipação
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS: passo a passo para contratar o empréstimo de antecipação
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: qual valor será liberado na segunda etapa?
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: qual valor será liberado na segunda etapa?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quais capitais foram integradas no programa?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quais capitais foram integradas no programa?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Últimas: Tempo Real
FGC já desembolsou quase 90% do montante a ser pago a credores do Master
Tempo Real
FGC já desembolsou quase 90% do montante a ser pago a credores do Master

Daniel Limo, CEO do FGC, disse que a ambição é ressarcir ainda nesta semana todos os investidores que solicitaram a garantia do banco

02/02/2026 | 20h28 | Por André Marinho
Petróleo fecha em forte queda com redução de tensões geopolíticas e decisão da Opep+
Tempo Real
Petróleo fecha em forte queda com redução de tensões geopolíticas e decisão da Opep+

Washington mudou o tom sobre o Irã, após o Trump dizer que os dois países estão "conversando seriamente" sobre uma retomada das negociações para um acordo

02/02/2026 | 18h12 | Por Thais Porsch
Bolsas da Europa fecham em alta à espera de decisões de juros
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham em alta à espera de decisões de juros

Expectativas se concentram também na divulgação dos resultados de bancos ao longo da semana, que incluem Santander, UBS e BNP Paribas

02/02/2026 | 16h56 | Por Isabella Pugliese Vellani
BTG Pactual lança reinvestimento automático de dividendos para ações
Tempo Real
BTG Pactual lança reinvestimento automático de dividendos para ações

Novo serviço amplia funcionalidade antes restrita às carteiras automatizadas e permite reaplicação contínua de proventos na renda variável

02/02/2026 | 16h42 | Por Bruna Camargo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador