Os rendimentos dos Treasuries avançaram nesta quinta-feira, após dirigentes do Federal Reserve (Fed) sinalizarem intenção de manter juros restritivos por um longo período, na véspera do discurso do presidente do banco central americano, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos subia a 5,005%, o da T-note de 10 anos aumentava a 4,235% e o do T-bond de 30 anos marcava alta a 4,303%.
No começo da tarde, às margens do simpósio, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, reconheceu “sinais promissores” no combate à inflação, mas evitou descartar novo aperto monetário. Mais cedo, o líder da regional da Filadélfia, Patrick Harker, comentou que espera manutenção da postura atual.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste cenário, as chances de o Fed voltar a elevar a taxa básica este ano cresceram ao longo dia, embora ainda minoritárias, conforme o monitoramento do CME Group.
Para o Citi, Powell terá que decidir se tenta conter, ou não, a recente escalada dos rendimentos da renda fixa. O banco considera improvável que, no pronunciamento de amanhã, o banqueiro central expresse apoio à tese do presidente do Fed de Nova York, John Wiliiams, de que a instituição terá que cortar juros mesmo que o crescimento se mantenha resiliente.
“Com riscos ascendentes emergentes para a inflação, um crescimento sólido superior a 2% e um mercado de trabalho historicamente restritivo, vemos poucos incentivos para Powell encorajar a flexibilização das condições financeiras adotando as opiniões de William”, avalia o Citi, em relatório.