Publicidade

Últimas notícias

Klabin (KLBN11) vê lucro mais que dobrar no 1º tri

A receita líquida da companhia avançou 28% entre janeiro e março contra um ano antes

Klabin (KLBN11) vê lucro mais que dobrar no 1º tri
Fábrica da Klabin em Ortigueira, no interior do Paraná. (Foto: Felix Leal/Estadão)
  • Com preços mais altos, a margem Ebitda ajustada recorrente da Klabin subiu de 36% a 39% ano a ano, mas caiu frente o percentual de 41% registrado no quarto trimestre.

A produtora de papel e celulose Klabin registrou lucro líquido de 875 milhões de reais no primeiro trimestre de 2022, alta de 108% frente ao igual período do ano passado, à medida que preços mais altos repassados aos clientes compensaram perdas com câmbio, menor volume de vendas e impactos na cadeia de suprimentos.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 1,726 bilhão de reais no período, avanço de 38% em base anual e que exclui efeito positivo não recorrente de 20 milhões de reais no primeiro trimestre do ano passado.

Analistas consultados pela Refinitiv esperavam, em média, Ebitda de 1,748 bilhão de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A receita líquida da companhia avançou 28% entre janeiro e março contra um ano antes, para 4,4 bilhões de reais, ainda que o volume bruto de vendas tenha caído 1% no intervalo.

“Os reajustes de preços realizados em todos os negócios ao longo dos últimos trimestres permitiram compensar o impacto negativo da valorização do real em relação ao dólar nas exportações, levando ao forte crescimento da receita líquida no primeiro trimestre de 2022″, disse a Klabin no comunicado de resultados.

Os efeitos de preços mais altos devem continuar beneficiando a companhia, dado que a Klabin anunciou recentemente elevação nos preços de celulose de fibra curta a clientes na China a partir de maio, enquanto no final de março e começo de abril houve reajuste para cima generalizado nos seus produtos para Ásia e na Europa.

Com preços mais altos, a margem Ebitda ajustada recorrente da Klabin subiu de 36% a 39% ano a ano, mas caiu frente o percentual de 41% registrado no quarto trimestre.

A tendência de melhora na base anual e queda na comparação trimestral é vista por todo o balanço da Klabin, com o lucro líquido recuando 17% frente aos três meses imediatamente anteriores, diante de menores volume de vendas, receita líquida e margens.

Publicidade

Entre os dados operacionais, a produção total em toneladas da empresa subiu 5% nos três meses encerrados em março em relação a igual etapa de 2021, com alta de 20% no negócio de papéis compensando queda de 14% em celulose devido à parada de manutenção da unidade Puma.

Já a diminuição de 1% no volume de vendas totais, excluindo madeira, deve-se a recuos de 11% cada em celulose e embalagens, enquanto papéis subiu 24%. A Klabin afirmou que parte das vendas ficou para o trimestre atual por causa de “gargalos logísticos”.

A situação macreconômica e dificuldade logística global também impactou no custo caixa total da empresa, que engloba custo com produtos vendidos e despesas administrativas e com vendas. O indicador avançou 22% no primeiro trimestre contra o ano anterior, diante da fatores como elevação nos preços de matérias-prima e do preço do frete, mas registrou estabilidade ante outubro a dezembro.

A alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda caiu a 2,7 vezes em dólares, de 4 vezes um ano antes e 2,9 vezes no trimestre imediatamente anterior, por conta do aumento do Ebitda.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos