Por Gabriel Caldeira – Em meio aos choques enfrentados pela economia da zona do euro, é provável que a taxa de juro básico neutra – que não estimula nem comprime a demanda – ficou menor, segundo a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. Em coletiva após decisão monetária da entidade, ela acrescentou que este tema em específico não foi discutido hoje.
Leia também
De acordo com ela, a guerra na Ucrânia, que elevou os preços globais de energia, tem pesado sobre a economia europeia e de outras regiões do mundo. No curto prazo, a atividade no bloco monetária seguirá pressionada por conta da crise energética, disse.
Apesar das perspectivas de curto prazo ruins, as condições para que a economia siga crescendo e recuperando no médio prazo persistem, destacou Lagarde.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste cenário incerto, a dirigente reforçou que o BCE manterá “opcionalidade, flexibilidade, dependências de dados e gradualismo” na condução da política monetária, que começará a ser normalizada em julho.
Lagarde ainda destacou que as condições para a estabilidade financeira da zona do euro pioraram desde a última avaliação do BCE, em dezembro.