Últimas notícias

XP Investimentos reduz projeção de desemprego para 9,5% em 2022

O cenário da XP considera um crescimento de 1,6% do PIB brasileiro em 2022

XP Investimentos reduz projeção de desemprego para 9,5% em 2022
A XP publicou um relatório com uma série de recomendações para os investidores no Brasil. Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação

Por Cícero Cotrim – O crescimento de 1,0% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre corrobora um cenário de aceleração da atividade no início do ano, avalia a XP Investimentos. Com o ritmo mais forte da economia e as últimas surpresas positivas com o mercado de trabalho, a corretora reduziu a sua projeção de taxa de desemprego no fim de 2022, de 10% para 9,5%.

O cenário da XP considera um crescimento de 1,6% do PIB brasileiro em 2022, em um quadro no qual a atividade continua performando bem no segundo trimestre (0,6%), puxada pelos impulsos de medidas como a antecipação do décimo terceiro de aposentados e pensionistas e a liberação de saques do FGTS ao consumo.

No segundo semestre, os efeitos defasados da política monetária e a queda da renda disponível – com o fim das medidas fiscais de estímulo – devem levar o PIB a uma contração trimestral média de 0,3%. Em 2023, a corretora espera crescimento de 0,5% do PIB, já levando em conta um carrego estatístico negativo de 0,5% deixado pelos resultados de 2022.

Selic

A persistência da inflação corrente e a difusão do aumento de preços devem levar o Banco Central (BC) a manter o ciclo de aperto à frente, avalia a XP. A corretora reiterou a projeção de taxa Selic de 13,75% no fim do ciclo, mas alterou a sua visão sobre o ritmo. Agora, a expectativa é de dois aumentos de 0,5 ponto dos juros, em junho e agosto, em vez de uma alta de 1,0 ponto na próxima reunião.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos