(Reuters) – As units do BTG Pactual chegaram a subir mais de 4% nesta terça-feira, após o banco divulgar um aumento de 74% no lucro líquido recorrente do segundo trimestre na comparação com um ano antes, em meio ao boom de ofertas de ações, fusões e aquisições.
Por volta de 12:20, os papéis tinham elevação de 2%, a 31,93 reais, enquanto o Ibovespa avançava 0,25%. Na máxima até o momento, as units atingiram 32,65 reais (+4,3%).
O banco teve lucro de 1,719 bilhão de reais e a receita do BTG somou 3,771 bilhões de reais, um salto de 52% em relação ao ano anterior, impulsionada principalmente por empréstimos, comissões do banco de investimento e taxas de administração de fundos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As ofertas de ações aumentaram 42,6% no Brasil em relação ao ano anterior, totalizando o equivalente a 20,1 bilhões de dólares, enquanto os volumes de fusões e aquisições cresceram quase cinco vezes, de acordo com a Refinitiv.
“No setor financeiro, o BTG Pactual é um dos melhores nomes para se expor ao atual boom do mercado de capitais brasileiro”, disseram analistas do Banco Safra em nota a clientes.
A entrada líquida de recursos nas unidades de gestão de ativos totalizou 98 bilhões de reais no trimestre, auxiliada pela corretora digital, o BTG Pactual digital. O banco fechou uma série de aquisições este ano para adicionar mais consultores financeiros independentes e aumentar os ativos sob gestão.
Enquanto as ações dos maiores bancos do Brasil estão sob pressão em meio à competição acirrada com fintechs, as units do BTG se valorizaram cerca de 34% neste ano, à medida que constrói um banco de varejo digital, mais barato do que aqueles dependentes de agencias bancárias.
Publicidade
O retorno sobre o patrimônio líquido foi de 21,6% no segundo trimestre, 4,1 pontos percentuais acima do ano anterior.