Publicidade

Tempo Real

Lucro da M. Dias Branco (MDIA3) cai 12,8% no 2º trimestre; veja o balanço

A receita líquida da empresa também cedeu em relação ao ano passado, alcançando R$ 2,630 bilhões

Lucro da M. Dias Branco (MDIA3) cai 12,8% no 2º trimestre; veja o balanço
Complexo de Fortaleza da empresa. Foto: Divulgação M. Dias Branco

A fabricante de alimentos M. Dias Branco (MDIA3) apresentou lucro líquido de R$ 189,9 milhões no segundo trimestre deste ano. O resultado é 12,8% menor na comparação com igual período de 2023, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 217,9 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 336,8 milhões, recuo de 10,6% frente aos R$ 376,8 milhões do segundo trimestre do ano anterior. A margem Ebitda ficou em 12,8%, ante 13,2% de um ano antes, queda de 0,4 ponto porcentual.

A alavancagem da empresa (relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 0,1 vez, ante 1,2 vez negativa reportada em igual período de 2023.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já a receita líquida cedeu 7,7% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,630 bilhões, ante R$ 2,849 bilhões do segundo trimestre de 2023. O recuo de 17,2% no preço médio dos produtos na comparação anual do período compensou o aumento de 11,6% no volume comercializado e pesou sobre a receita da companhia. A empresa destacou, em comunicado a investidores, que a queda dos preços das commodities, como o trigo, até meados do segundo trimestre deste ano contribuiu para a diminuição dos preços de biscoitos e massas, pressionando a receita.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, bloco chamado pela companhia de “região de ataque”, apresentaram recuo de 6,6% na receita líquida na mesma base comparativa, enquanto a “região de defesa”, formada pelas regiões Norte e Nordeste, obteve queda de 9,3% na receita. Do montante total da receita líquida, R$ 60,5 milhões vieram da receita da empresa no exterior, o que inclui exportações e a operação no Uruguai, alta de 32,7% ante o segundo trimestre do ano anterior.

O recuo do Ebitda, e consequentemente do lucro líquido, também foi motivado pela redução do preço médio dos produtos vendidos pela companhia e pelo aumento dos custos e despesas, destacou a M. Dias.