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Descubra quem é Frederico Trajano, o CEO do Magazine Luiza (MGLU3)

Em sua gestão, a varejista passou por uma fase de crescimento com grandes aquisições

Descubra quem é Frederico Trajano, o CEO do Magazine Luiza (MGLU3)
Frederico Trajano é o CEO do Magazine Luiza (Foto: Magazine Luiza/Divulgação)

O CEO Magazine Luiza (MGLU3), Frederico Trajano Inácio Rodrigues nasceu no dia 25 de março de 1975 no interior de São Paulo, na cidade de Franca. Ele é filho de Luiza Helena Trajano e Erasmo Fernandes Rodrigues. Frederico é sobrinho neto da fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato.

Frederico se formou em 1998 em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, alguns anos depois, fez pós-graduação na universidade de Stanford, nos EUA. O administrador assumiu o cargo de diretor de operações da varejista entre 2010 e 2015. O executivo assumiu a gestão do Magazine Luiza em novembro de 2015.

Em sua gestão, o Magazine Luiza passou por uma fase de crescimento com grandes aquisições. Em 2017, a empresa comprou a IntegraCommerce, ferramenta que reduz os custos do varejo digital. Em 2018, a empresa comprou a startup de logística Logbee. Em 2019, a empresa adquiriu a Netshoes.

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Em 2020, a companhia acelerou a estratégia digital com a chegada da pandemia da covid-19. Nesse mesmo ano, a empresa adquiriu as plataformas Estante Virtual, AiqFome, Canaltech, Sinclog, Stoq, entre outras. Em 2021, a gestão de Trajano adquiriu o Kabum, site de vendas de produtos de tecnologia.

A compra da empresa gerou disputas entre a gestão de Frederico Trajano e os antigos donos do Kabum, os irmãos Thiago e Leandro Ramos. Os fundadores do Kabum entraram com um pedido de esclarecimento (interpelação judicial) para o Magazine Luiza (MGLU3), sua fundadora Luiza Helena Trajano e outros executivos com o objetivo de obter explicações sobre o não pagamento de R$ 1 bilhão em ações da companhia em janeiro de 2024 referente à venda da empresa. Para saber os detalhes dessa disputa, leia esta reportagem.

Em junho de 2024, a gestão de Trajano fechou uma parceria com a Aliexpress para vender produtos da China na plataforma do marketplace do Magazine Luiza. O Aliexpress passará a vender no site do Magalu produtos classificados como linha choice, como itens de beleza, computer office (escritório) e home improvement (melhorias da casa). Para mais informações, veja esta notícia.

Em sua gestão, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) subiram 90.666% (noventa mil seiscentos e sessenta e seis por cento), indo de R$ 0,30 centavos no fechamento de 1º de dezembro de 2015 para R$ 272,30 em 5 de novembro de 2020, dia em que o papel bateu sua máxima histórica de fechamento. Por outro lado, desde sua máxima histórica, as ações recuam 95,76% até o dia 5 de agosto de 2024, quando os papéis da empresa terminaram o pregão para R$ 11,54.