- As ações da Mattel, dona de marcas como Barbie e Hot Wheels, operam em forte queda nesta quinta-feira (26) na Nasdaq
- A tendência de baixa vem na esteira da divulgação do balanço do terceiro trimestre de 2023 da empresa
- No período, a companhia reportou lucro líquido de US$ 146,3 milhões, queda de cerca de 49,5% ante o registrado no mesmo intervalo do ano passado
As ações da Mattel, dona de marcas como Barbie e Hot Wheels, operam em forte queda nesta quinta-feira (26) na Nasdaq. Às 16h35, os papéis da empresa tombam 7,93% cotados a US$ 18,52, após oscilarem entre máxima a US$ 18,80 e mínima a US$ 16,20. No acumulado do ano, os ativos acumulam alta de 4,56%.
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A tendência de baixa vem na esteira da divulgação do balanço do terceiro trimestre de 2023 da empresa. No período, a companhia reportou lucro líquido de US$ 146,3 milhões, queda de cerca de 49,5% ante o registrado no mesmo intervalo do ano passado, quando alcançou lucro líquido de US$ 289,9 milhões.
As vendas líquidas, por outro lado, atingiram US$ 1,9 bilhão no terceiro trimestre de 2023, aumento de 9% na comparação com o mesmo período de 2022. O grande destaque foi a boneca Barbie, cujo faturamento em vendas atingiu US$ 605,1 milhões, registrando crescimento de aproximadamente 16,4% na comparação anual. O movimento ocorreu em meio ao lançamento do filme Barbie, estrelado por Margot Robbie.
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“A demanda do consumidor por nosso produto aumentou no trimestre e continuamos a superar a indústria. Nossos resultados se beneficiaram do sucesso do filme Barbie, que se tornou um fenômeno cultural global e um marco importante para a Mattel”, destacou Ynon Kreiz, Presidente e CEO da Mattel, durante a apresentação de resultados trimestrais.
Em termos de margem bruta, o indicador aumentou para 51,0%, contra 48,2% no terceiro trimestre do ano anterior. O crescimento foi impulsionado, de acordo com a empresa, principalmente pelo filme Barbie, assim como pelos resultados do programa “Optimizing for Growth” (Otimização para o Crescimento, em português) da companhia e por um cenário de deflação de custos.
Ainda de acordo com o relatório trimestral de resultados, a empresa opera num ambiente macroeconômico desafiante, com maior volatilidade que pode impactar a demanda do consumidor. “A orientação da Mattel leva em consideração o que a empresa tem conhecimento hoje, mas continua sujeita a maior volatilidade e incertezas, incluindo flutuações nas taxas de câmbio, inflação e variações do mercado de trabalho”, indicou o comunicado.