A economia glonal está em resfriamento em resposta ao fim do estímulo fiscal e ao nível restritivo das taxas de juro. No Brasil, a alta do superávit comercial (quando as exportações superam as importações do País) em torno de US$ 95 bilhões, nos últimos 12 meses, mostra um avanço da capacidade de produção do País, especialmente na agricultura e commodities, segundo avaliação do Safra.
Leia também
O Ibovespa acumulou valorização de 1,48% no mês de junho, alcançando assim o segundo avanço mensal de 2024 – marca até então conquistada apenas em fevereiro, quando o índice subiu 0,99%. No ano, porém, o saldo ainda é negativo para a principal referência da B3, que registra queda de 7,66% no período.
Um dos fatores que possibilitou o cenário de alívio foi a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a Selic em 10,5% ao ano por decisão unânime, trazendo certa tranquilidade para a condução das políticas monetárias.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com o otimismo predominando nos mercados, o banco Safra selecionou dez ações para brilhar no mês de julho.
Descrição das ações
O Safra optou por retirar a Localiza (RENT3) de seu portfólio para criar espaço para empresas que esperam melhores resultados em um curto período de tempo.
O Itaú (ITUB4) foi mantido na carteira em razão de seu grande potencial no setor bancário, tendo mostrado melhor controle de crédito em comparação com as demais empresas do setor.
Já a Direcional (DIRR3) figura entre as ações por ser o ativo mais bem posicionado no ramo de construção civil, que vem apresentando bons resultados.
Publicidade
A Rumo (RAIL3) foi escolhida devido aos seus resultados robustos sólidos. “[O ativo] impulsionado por bons volumes e tarifas, os quais, combinados com controle de custos, podem continuar a levar à alavancagem operacional”, afirma o Safra em relatório.
Embora a Eletrobras (ELET3; ELET6) tenha trazido boas oportunidades (como custo e corte de despesas) em seu processo de recuperação, iniciado no final de 2022, o Safra acredita que mais resultados robustos devem aparecer com o tempo.
Houve uma pequena redução para a recomendação da Petrobras (PETR4), mas o banco continua acreditando em sua capacidade de ajustar os preços dos combustíveis e de distribuir dividendos. Além disso, o Safra ressaltou estar confortável com a empresa diante de sua gestão.
O mesmo acontece com a Vale (VALE3), que teve uma pequena redução na recomendação para julho. Para o Safra, a mineradora deve continuar a ter ganhos, principalmente diante da recuperação da economia chinesa em 2023, sustentando preços mais elevados do minério de ferro no curto prazo.
Publicidade
Já a recomendação do BTG Pactual (BPAC11) aumentou na carteira de julho a partir de uma visão de melhora dos ativos para o Safra. “Nós gostamos do modelo de negócios diversificado, que traduza resiliência e boa performance. Nós esperamos que robustos resultados continuem a vir nos próximos trimestres”, afirma em relatório.
A recomendação da Prio (PRIO3) também aumentou devido à perfomance da Petrobras tornando os juniores do mercado mais atraentes, na avaliação do Safra.
A recente queda nas ações do Iguatemi (IGTI11) criou um bom ponto de entrada, segundo o banco, já que a empresa pode proporcionar maior proteção contra a volatilidade macroeconômica.
Por fim, para o GPS (GGPS3), o banco observa um potencial de crescimento de sua presença no mercado diante de uma gama mais abrangente de serviços à sua base de clientes existente.
Publicidade