(Elisa Calmon, Estadão Conteúdo) – O Méliuz encerrou o segundo trimestre com prejuízo líquido de R$ 28,2 milhões, ampliando as perdas de R$ 4,65 milhões registradas no mesmo intervalo de 2021. O Ebitda, por sua vez, piorou de R$ 7,2 milhões um ano antes para R$ 52 milhões entre abril e junho de 2022. “Esse resultado foi impactado principalmente por menor receita do business de Shopping, em função da sazonalidade do período e da desaceleração do e-commerce brasileiro e a consolidação dos resultados do Bankly (-R$ 6,1 milhões)”, informa a empresa, no release de resultados divulgado há pouco.
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No segundo trimestre de 2022, a receita líquida total atingiu R$ 79,1 milhões, aumento anual de 45%, mas redução de 12% em relação aos R$ 90 milhões reportados no trimestre anterior.
O valor bruto de mercadoria (GMV) somou R$ 1,249 bilhão no Shopping Brasil, sendo R$ 1,203 bilhão no Méliuz e R$ 46 milhões no Promobit. O valor registrado no Méliuz foi 38% acima do segundo trimestre de 2021.
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No Méliuz, a taxa de serviço (take rate) foi de 6,3%, alta de 0,8 p.p. em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa atribui o crescimento à contínua melhora nas negociações com os parceiros ao longo dos últimos trimestres. A empresa finalizou o segundo trimestre com 25,2 milhões contas totais, avanço anual de 34% no comparativo.
Despesas
As despesas de cashback totalizaram R$ 43,7 milhões entre abril e junho, 18% a menos do que no trimestre anterior, explicado principalmente pelo descasamento entre o GMV e a receita nos trimestres.
“Uma considerável parte das vendas do quarto trimestre de 2021 – período de alta sazonalidade – foram confirmadas e reconhecidas na receita referente ao primeiro trimestre de 2022, aumentando assim a despesa de cashback deste período”, explica a companhia.
Já os gastos com pessoal somaram R$ 47,5 milhões. Excluindo as despesas do Bankly e os itens extraordinários, a cifra atingiu R$ 31,1 milhões ante R$ 30,7 milhões no trimestre anterior. As despesas comerciais e de marketing totalizaram R$ 6 milhões. Excluindo as despesas do Bankly, as despesas comerciais e de marketing foram de R$ 5,9 milhões, redução de 19% em relação aos R$ 7,3 milhões nos três meses anteriores.
“Essa redução reflete o esforço da companhia em ser mais eficiente na alocação de capital. Apesar dessa redução, continuamos apresentando um crescimento consistente impulsionado principalmente por nossos usuários retidos e pela aquisição orgânica de usuários”, diz a companhia no release de resultados.
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