O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de maio é um dos destaques da agenda desta terça-feira (6) e o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária deve apresentar um parecer com as propostas. O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Diogo Guillen, participa de entrevista coletiva sobre o Relatório de Economia Bancária. Também hoje, o Banco Mundial atualiza suas projeções para a economia global.
Indicadores fracos na Europa ajudam no recuo das bolsas da região nesta terça-feira. Os futuros de Nova York operam mais perto da estabilidade, mas também com viés de baixa, O petróleo caía no início da manhã aproximadamente 2%.
As vendas no varejo da zona do euro ficaram estáveis em abril ante março, abaixo da expectativa de analistas de alta de 0,1%. Já as encomendas à indústria da Alemanha caíram 0,4% em abril ante março, também abaixo das expectativas, que eram de alta de 3,9%. E a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desacelerou para 7,4% em abril, ante 7,7% em março.
O tom mais cauteloso dos mercados internacionais tende a influenciar os ativos locais em dia de agenda pouco robusta. A deflação esperada de 1,88% do IGP-DI em maio, após queda de 1,01% em abril, segundo o Projeções Broadcast, pode ter efeito limitado na curva, mas deve corrobora para as apostas de que o Banco Central pode ter espaço para começar a cortar a taxa básica de juros do País, a Selic, no segundo semestre. Além da tramitação do arcabouço fiscal no Senado, o investidor olha o andar da reforma tributária.
Agenda
A agenda desta terça-feira traz a divulgação do IGP-DI (8h00) e dos dados setoriais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de maio (10h00). O Grupo de Trabalho da Reforma Tributária se reúne e deve apresentar um parecer com as propostas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da abertura da 17ª Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, na Bahia (9h30).
Diretores do BC Diogo Guillen (Política Econômica) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução) participam de coletiva sobre o Relatório de Economia Bancária (11h00). Tesouro faz leilão de LFT e TN-B para NTN-B (11h00).
No exterior, o Banco Mundial atualiza suas projeções para a economia global (10h30) e o API divulga os estoques de petróleo (17h30).