Publicidade

Tempo Real

Mercado piora estimativas para déficit primário em 2021 e 2022

(Reuters) – O mercado financeiro piorou suas estimativas para o resultado primário das contas públicas tanto para este ano quanto para o próximo, embora tenha melhorado ligeiramente os prognósticos para o déficit nominal e a proporção dívida bruta/PIB, conforme o relatório Prisma Fiscal de maio divulgado nesta quinta-feira.

O rombo primário –que representa o resultado das contas do governo fora o pagamento dos juros da dívida pública– deve ficar em 257,4 bilhões de reais em 2021, ante 250,3 bilhões de reais previstos no documento de abril. Os números se referem às medianas das projeções.

Também houve piora no resultado esperado para 2022, para quando o déficit esperado agora é de 170,2 bilhões de reais, contra 162,7 bilhões de reais na estimativa do mês passado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As metas de déficit primário para 2021 e 2022 são 247,1 bilhões de reais e 170,5 bilhões de reais, respectivamente.

Os números relativos ao resultado primário das contas públicas são acompanhados de perto pelas agências de classificação de risco por indicarem a consistência entre as metas de política macroeconômicas e a sustentabilidade da dívida. Em outras palavras, são uma medida importante da capacidade do governo de honrar seus compromissos.

O resultado nominal, que inclui as despesas com juros, observou leve melhora em termos de expectativas do mercado, para um rombo de 561,3 bilhões de reais em 2021 (-563,6 bilhões no número de abril). Em 2022, o saldo negativo deve ficar em 519,4 bilhões de reais, ante 531,8 bilhões de reais da previsão anterior.

As agências de risco também monitoram com atenção a razão entre a dívida bruta e o Produto Interno Bruto (PIB), que oferece uma sinalização sobre riscos de rolagem.

Publicidade

No Prisma Fiscal de maio, analistas de mercado reduziram moderadamente as previsões para a dívida/PIB em relação aos dados de abril: de 89,49% para 88,95% em 2021 e de 91,00% para 90,60% em 2022.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>