Publicidade

Últimas notícias

Mercados dos EUA vão adotar liquidação para negociação de ações; veja a data

A informação foi dada hoje (25) pelo presidente da SEC aos reguladores europeus e participantes do mercado

Mercados dos EUA vão adotar liquidação para negociação de ações; veja a data
Reprodução Freepik

Os mercados dos EUA estão prestes a adotar a liquidação no dia seguinte para as negociações de ações, em 28 de maio, avisou o presidente da Securities and Exchange Comission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), Gary Gensler, aos reguladores europeus e aos participantes do mercado nesta quinta-feira (25).

“Marquem nos calendários”, disse Gensler, em uma mesa redonda virtual organizada pela Comissão Europeia. “Não pensem que vai demorar.”

Após cada negócio com ações, atualmente, leva dois dias úteis para que o ativo seja entregue ao comprador e o dinheiro ao vendedor. Estimulada pelo episódio especulativo com a GameStop no início de 2021, a SEC adotou regras no ano passado para reduzir isso tempo até um dia útil, conhecido no setor financeiro como D+1.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A mudança representa um grande avanço tecnológico para empresas financeiras, mas a redução do prazo para movimentar dinheiro e títulos entre duas partes deverá, em última análise, reduzir os riscos e os custos, disse Gensler.

A Europa opera num ciclo de liquidação de dois dias e, no ano passado, o regulador do mercado da União Europeia (UE) começou a estudar uma mudança para a liquidação de um dia. Mas pode levar anos até que isso aconteça. Alguns gestores de recursos europeus manifestaram preocupação com o fato de a transição dos EUA para D+1 poder revelar-se difícil para os fundos europeus que detêm ações dos EUA, mas que não estão habituados ao ciclo de liquidação mais rápido.

Gensler argumentou que os participantes do mercado no exterior que esperam um adiamento da mudança deveriam, em vez disso, entrar em contato com seus homólogos dos EUA e realizar testes para garantir que seus sistemas possam lidar com a alteração.

Fonte: Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
>