Publicidade

Últimas notícias

Metais: ouro fecha em baixa de mais de 4%, com alta do dólar após Fed

  • Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para agosto recuou 4,65%, a US$ 1.774,80 por onça-troy

(Estadão Conteúdo) – O contrato de ouro no mercado futuro em Nova York fechou em forte queda nesta quinta-feira, um dia após os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) adotarem um tom mais ‘hawkish’ em relação à política monetária da entidade. Isto fez com que o dólar operasse em alta ante rivais durante toda a sessão, tornando o metal mais caro e, portanto, menos atraente a investidores que negociam em outras divisas.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para agosto recuou 4,65%, a US$ 1.774,80 por onça-troy. Além da pressão por conta do câmbio, o metal precioso sofreu com a alta nos juros dos Treasuries logo após o comunicado de ontem do Fed. Segundo as novas projeções do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), a maioria dos dirigentes preveem uma dupla alta na taxa básica de juros em 2023.

Hoje, no entanto, os retornos dos títulos com vencimento mais longo recuaram, mas não o suficiente para inverter o movimento do ouro. O movimento do contrato da commodity metálica também contrariou a alta nas projeções inflacionárias do Fed, segundo destaca o analista da Natixis Bernard Dahdah. Ontem, o presidente do BC americano, Jerome Powell, disse que a inflação nos EUA acelerou de forma “notável” nos últimos meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por ser um ativo considerado seguro para fazer hedge em períodos de alta nos preços, o ouro costuma se beneficiar de maiores expectativas inflacionárias. “Ao contrário da crença popular de que uma alta inflação leva a altos preços do ouro, o metal precioso só se beneficiaria enormemente se a inflação ultrapassar 4% ao ano”, explica Dahdah. O analista destaca que a principal preocupação para o mercado é, de fato, a alta dos Fed funds.

Na visão do Commerzbank, a previsão de que a autoridade monetária dos EUA elevará juros em 2023 não justifica uma queda tão forte da commodity metálica como ocorreu hoje. “Aumentos das taxas daqui a dois anos estão muito longe para justificar qualquer queda no preço, especialmente porque os rendimentos dos Treasuries estão bem abaixo da inflação esperada”, avalia o banco alemão, em relatório a clientes.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos