Tempo Real

Fechamento do ouro é influenciado pela queda do dólar; entenda os motivos

Dados de emprego dos Estados Unidos compuseram o cenário

Foto: Envato Elements

O ouro subiu nesta sexta-feira (7), apoiado pela queda do dólar, após dados de emprego dos Estados Unidos reduzirem probabilidade de altas adicionais nas taxas do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) a partir de agosto, enquanto se firmam as expectativas por aumento de juros em outras economias avançadas como Japão e Reino Unido.

Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para agosto fechou em alta de 0,89%, a US$ 1.932,5 por onça-troy.

A demanda por commodities subiu à medida que o dólar depreciou e as tornou mais baratas para investidores estrangeiros. A moeda americana já caia ante o iene quando a divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, conhecido como payroll, fez as perdas ampliarem ainda mais. Ao mesmo tempo, o preço do ouro na Comex se valorizou.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Hoje é um dia de recuperação dos mercados, com menor aversão a risco”, disse o operador de renda variável da Manchester Investimentos, Guilherme Paulo, comentando que o dado do payroll mais fraco que o esperado beneficiou as commodities, entre outros mercados.

O dólar também é pressionado pelo fortalecimento de outras divisas importantes como o iene e a libra, observado depois que dados fortes de salário no Japão e falas hawkish do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) sugerirem um maior aperto monetário nos dois países.

A BannockBurn Global Forex comentou que o crescimento maior que o esperado dos salários japoneses encorajou a queda do dólar, e que o payroll testou sua força. Na Europa, a dirigente do BoE, Catherinne Mann falou que era necessário apertar mais a política monetária agora para evitar ter que “fazer demais” mais tarde, ao discursar na Reunião Anual de 2023 da Associação de Pesquisa de Bancos Centrais.

Encontrou algum erro? Entre em contato