Últimas notícias

Minério de ferro sobe com BC da China sinalizando mais suporte

Ferro na bolsa de Dalian saltou mais de 4%, puxando a alta dos contratos futuros de ferrosos na China

Minério de ferro sobe com BC da China sinalizando mais suporte
Foto: Paulo Amorim

O minério de ferro na bolsa de Dalian saltou mais de 4% nesta quarta-feira, puxando a alta dos contratos futuros de ferrosos na China, maior produtora mundial de aço, após três sessões de perdas, depois que o banco central do país sinalizou medidas adicionais para estabilizar a economia.

O contrato mais ativo do minério de ferro para entrega em maio na bolsa de Dalian encerrou as negociações diurnas em alta de 4,3%, a 735 iuanes (115,79 dólares) a tonelada, depois de atingir 741,50 iuanes no início da sessão, valor mais alto desde 13 de janeiro.

A China “deveria introduzir mais políticas que conduzam à estabilidade” e “avançar na curva do mercado”, disse o vice-governador do banco central Liu Guoqiang na terça-feira, depois que o Banco Popular da China cortou inesperadamente os custos de empréstimos de médio prazo pela primeira vez desde abril de 2020.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Expectativas de mais medidas pró-crescimento na China, à medida que as pressões econômicas baixistas persistem, estão aumentando as esperanças de uma recuperação na demanda por metais, disseram analistas.

“Resta ver a rapidez com que essas medidas se aplicam ao mercado chinês. No entanto, achamos que a demanda pode superar as expectativas do mercado, principalmente se o setor imobiliário, que é o motor tradicional da demanda, mostrar sinais de recuperação este ano”, disse Wenyu Yao, estrategista sênior de commodities do ING.

As preocupações relacionadas à oferta também impulsionaram o suporte aos preços do minério de ferro, depois que o BHP Group alertou sobre possíveis interrupções na Austrália devido ao aumento dos casos de Covid-19.

O minério de ferro spot com teor de 62% para entrega à China subiu 4,0 dólares, a 132 dólares a tonelada nesta quarta-feira, segundo a consultoria SteelHome.