Últimas notícias

Minério de ferro sobe em Dalian após queda recorde de 10 sessões

Na Bolsa de Cingapura, o contrato do ingrediente siderúrgico para julho caiu 1%, para 115 dólares a tonelada

Minério de ferro sobe em Dalian após queda recorde de 10 sessões
Montes de minério de ferro residual Foto: Envato Elements

Os contratos futuros do minério de ferro subiram na bolsa de Dalian nesta sexta-feira após uma queda recorde de 10 sessões, mas os preços em Cingapura permaneceram pressionados por uma perspectiva sombria para a demanda na China, maior produtora de aço do mundo.

O contrato de minério de ferro mais negociado para setembro na Bolsa de Dalian mostrou volatilidade durante a sessão diária e encerrou em alta de 1%, a 736 iuanes (109,90 dólares) a tonelada. Na semana, a queda foi de 11%, a maior desde meados de fevereiro.

Na quinta-feira, o minério subiu 7,4% em Cingapura, recuperando-se do fechamento mais fraco deste ano na sessão anterior, depois que o presidente chinês Xi Jinping prometeu tomar medidas mais efetivas para alcançar as metas de desenvolvimento econômico e social do país.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Embora “a confiança do mercado tenha sido restaurada até certo ponto”, analistas da Sinosteel Futures disseram que a ausência de quaisquer medidas de estímulo econômico adicionais e específicas por parte de Pequim limitará quaisquer ganhos de preço do minério por enquanto.

No centro de produção de aço da China, a cidade de Tangshan, 56 dos 126 altos-fornos foram fechados para manutenção, de acordo com a Sinosteel, enquanto as usinas lutam para lidar com margens em queda em meio à fraca demanda e altos estoques.

As restrições da Covid-19, que pressionaram para baixo o setor imobiliário, e as interrupções na atividade de construção causadas pelo clima desfavorável também são ventos contrários para o setor siderúrgico chinês.