Últimas notícias

Moedas globais: dólar recua ante outras divisas principais

Moedas globais: dólar recua ante outras divisas principais
Foto: Envato Elements

O dólar caiu frente a outras moedas fortes, com o euro apoiado após o Banco Central Europeu (BCE) voltar a sinalizar que pode haver mais aperto monetário. Dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), porém, não descartaram novas altas, enquanto algumas divisas emergentes reagiram a decisões de bancos centrais locais.

No fim da tarde em Nova York, o dólar recuava a 132,54 ienes, o euro subia a US$ 1,0910 e a libra tinha alta a US$ 1,2390. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou baixa de 0,48%, a 102,144 pontos.

Na Europa, Frank Elderson, dirigente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que a inflação está muito elevada, o que motiva o aperto na política monetária. Ele ainda comentou, durante entrevista ao El País, que o sistema bancário da zona do euro é “sólido e resiliente”. O BCE ainda publicou boletim, no qual cortou sua projeção para a inflação na zona do euro em 2023, de 6,4% a 5,3%. Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 7,4% na preliminar de março, na comparação anual, acima do esperado por analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. O Berenberg considerou que a inflação da Alemanha de fato desacelera, mas acredita que a tarefa do BCE “ainda não está concluída”. O banco de investimentos espera altas de juros pelo BCE em 25 pontos-base em maio e também em junho, com manutenção da política monetária no restante do ano atual.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os dirigentes do Fed, Susan Collins (Boston) afirmou que o estresse recente no setor financeiro elevou a incerteza na política monetária, contudo também previu mais um aperto na política monetária, antes de uma pausa até o fim do ano. Já Tom Barkin (Richmond) comentou que o Fed tem agora o desafio de ponderar um quadro de indicadores econômicos ainda fortes, mas com potencial desaceleração vinda dos bancos. Neel Kashkari (Minneapolis), por sua vez, comentou que os estresses bancários tendem a levar mais tempo que o esperado, até estarem totalmente sob controle, mas também dizer que o sistema bancário americano é “sólido”. No monitoramento do CME Group, havia praticamente empate ao longo do dia ante a chance de manutenção dos juros em maio pelo Fed ou de alta de 25 pontos-base.

Na avaliação da Capital Economics, o dólar deve ganhar fôlego mais adiante, conforme economias avançadas entram em recessão e ocorre uma piora no sentimento de risco. A consultoria acredita que a busca por segurança deve apoiar a divisa americana, nesse contexto, nos mercados cambiais nos próximos meses, apoiando o dólar e também o iene no curto prazo.

Já em mercados emergentes, o peso mexicano reduziu ganho hoje, sem impulso, após o BC do México elevar sua taxa básica em 25 pontos-base, a 11,25%, por unanimidade, e sinalizar que a próxima alta deve repetir o nível de hoje. O Banxico comentou, em seu comunicado, que a inflação tem caído mais que o antes esperado no país. Para a Pantheon, a alta de hoje do BC mexicano foi “modesta” e “provavelmente a última do ciclo atual”. No horário citado, o dólar avançava a 18,1209 pesos mexicanos, perto da estabilidade.

O rand sul-africano, por sua vez, se valorizou hoje, com o dólar em 17,8383 rands. O BC da África do Sul decidiu elevar os juros em 50 pontos-base, a 7,75%, em decisão dividida. Ele ainda revisou para cima sua projeção para a inflação em 2023, de 5,4% a 6,0%. A Capital Economic considera que aumentou a chance de mais uma alta em maio pelo BC local, mas acredita que a inflação deve desacelerar, o que permitirá um relaxamento na política monetária até o fim deste ano.

Já o BC da Colômbia elevou sua taxa básica de juros em 25 pb, a 13,00%. Ele considera que a inflação deve estar perto do teto no país, e revisou em alta projeção para avanço do PIB neste ano, de 0,2% a 0,8%.

Publicidade